MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE FUNDO DOCUMENTAL
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário / Cota:
1362 BPI
Tipo:
Fotografia
Título:
Nazaré - Amanhando o peixe
Autor:
Desconhecido
Edição:
s.d.
Informação Técnica:
Papel; Rectangular
Descrição / Sinopse:
Postal a cores representando a seca de peixe na praia da Nazaré. Em primeiro plano, distribuem-se várias mulheres com o traje de trabalho tradicional, amanhando o peixe em dornas onde estão pintadas as letras dos seus proprietários. A seguir, uma linha de múltiplos paneiros com o peixe a secar, dispostos em oblíquo, sobre caixas de peixe colocadas na vertical; atrás dos paneiros sobressaem bicos de barcos de arte xávega. Ao fundo, edifícios do lado Norte da Praia e o Promontório do Sítio, com o elevador. No canto superior esquerdo, a vermelho, a palavra "Nazaré". No verso, no canto superior esquerdo, impresso "51-NAZARÉ (Portugal) / Amanhando o peixe / Arranging the fish / Écaillant et vidant le poisson". No canto superior direito, em quadrado para o selo, impresso "Fabricado em Portugal". Ao centro "Colecção DÚLIA - Reprodução Proibida".
Origem / Historial:
A actividade de secar o peixe é uma actividade essencialmente feminina, que ocupava uma área considerável da praia da Nazaré, a Sul. Actualmente, continua a praticar-se, embora com muito menos volume em termos de mercado e de consumo próprio. Desde sempre, atraíu a curiosidade de turistas e múltiplos fotógrafos, constando em diversas edições de postais ilustrados.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica