MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 27 de junho de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 3069
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Nobre de Manto Amarelo (Estudo)
Autor:
Martins Barata (1899-1970)
Local de Execução:
Portugal.
Datação:
XX d.C. - Meados do século XX
Matéria:
Carvão
Suporte:
Papel
Técnica:
Carvão sobre papel
Dimensões (cm):
altura: 70,2; largura: 55;
Descrição:
Retrato a meio corpo de homem de meia-idade (Estudo), segurando uma espada com a mão direita. Apresenta o que parece ser um capacete na cabeça. Veste uma farda militar com elementos heráldicos não definidos. Sobre o braço direito tem uma capa que lhe passa pelas costas estando pendurada no antebraço esquerdo. Fundo, imediatamente atrás do corpo, a negro. Moldura lisa de madeira com vidro à fente e no verso.
Incorporação:
Outro - Desconhecido. Nº de ordem 43/2001.
Origem / Historial:
Palácio da Assembleia Nacional (esteve a decorar a Escadaria) Desconhecemos a Instituição/Proprietário das pinturas de Martins Barata que se encontram no Palácio Nacional de Queluz. Pensamos que deram entrada no PNQ em 1957, por ocasião da visita da Rainha Isabel II de Inglaterra, a Portugal. Deste modo, e preparando a recepção à monarca inglesa, foram transferidas do Palácio Nacional da Ajuda e do Museu Nacional de Arte Antiga um conjunto de pinturas nas quais estas se incluem. Atendendo ao desconhecimento da Instituição/Proprietário das mesmas, decidimos por agora, e de forma provisória ligá-las ao PNQ. O canto superior direito da moldura apresenta etiqueta branca de papel com a seguinte inscrição: «MOLDURAS, ESPELHOS,/VIDROS/CONSTRUTORA VIDREIRA, L.da/41, R.D. PEDRO V, 43/LISBOA-TELEF. 20779». O canto inferior direito apresenta a seguinte inscrição gravada no verso do suporte de papel, sob o vidro: «DECORAÇÕES DA ESCADARIA DO PALÁCIO/DA ASSEMBLEIA NACIONAL. ESTUDO Nº/», tendo acrescentado a caneta: «103/Nobre do manto amarelo».
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica