MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 962
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
D. Maria I enquanto Princesa do Brasil
Autor:
Matos, Francisco Vieira de/Vieira Lusitano (atrib.)
Local de Execução:
Portugal.
Datação:
1753 d.C. - 1760 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 152; largura: 107;
Descrição:
Retrato da Princesa do Brasil, D. Maria Francisca Isabel Josefa, futura D. Maria I (1734-1816), a meio corpo, de pé, de frente. Apresenta um vestido de seda azul clara bordado a fio de ouro nas mangas e decorado com pedras preciosas (pérolas, rubis e esmeraldas), e castanho na zona do peito, onde é profusamente decorado com linhas de pérolas que se cruzam. Decote acentuado, debruado com folho de renda e cintura vincada. Mangas a três quartos com folhos de renda azul clara. O braço direito é marcado por liga metálica decorada com esmeraldas e rubis. Leque decorado com as mesmas pedras preciosas. A mão esquerda apanha a extremidade do manto azul bordado a fio de ouro. Os cabelos longos são decorados na parte superior por pequenas flores brancas e pérolas e entrelaçado por estas últimas. A mão direita segura um leque fechado e a mão direita segura a orla do manto. Sobre uma mesa de cobertura verde, livro com capa cor-de-laranja. Por trás da infanta, coluna e cortina de veludo vermelha debruada a dourado. Moldura dourada lisa.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado, por proposta da Superintendência Artística dos Palácios Nacionais, no leilão de 1940 do Palácio do 1º Marquês de Pombal, em Oeiras. Nº de ordem 594/1941.
Origem / Historial:
Integra uma série de retratos de membros da família real portuguesa atribuídos a Vieira Lusitano e que pertenceram à coleção dos marqueses de Pombal. Figurou em 1939 na "Exposição Pombalina", com o n.º 15: "Quadro - Infanta D. Maria Francisca Josefa. Pintura a óleo sôbre tela, atribuída a Vieira Luzitano, alt. 1m,49 larg. 1m,04, moldura de madeira dourada (...)" in "Catálogo da colecção de quadros, gravuras, estampas, móveis, esculturas, adornos e outros objectos de arte do Palácio do Senhor Marquez de Pombal em Oeiras. Exposição no Palácio ex-Camarido, por amável e honrosa cedência da Nunciatura Apostólica de Lisboa", 1939, p. 26. Surge ilustrada nesta obra (cf. doc. associada), tal como as restantes pinturas da mesma série que deram igualmente entrada no PNQ, com a exepção do retrato da Princesa D. Maria Francisca Benedita (cat. n.º 18) cujo paradeiro atual se desconhece. No Palácio de Aranjuez (Espanha) conserva-se uma série de retratos aproximada à de Queluz, assinada e datada pelo mesmo autor, mas onde não figura D. Pedro III.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

No 2.º Centenário da Morte do Príncipe D. José (1761-1788)

Palácio de Queluz

1988-12

1989-02

Triunfo do Barroco

Centro Cultural de Belém

1993-06-10

1993-09-23

Exposição Pombalina

Palácio Camarido

1939

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica