MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 7384
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Castiçal / Velador
Local de Execução:
Portugal.
Centro de Fabrico:
Lisboa. Portugal.
Datação:
1770 d.C. - 1804 d.C.
Matéria:
Prata
Técnica:
Fundida, incisa, revirada.
Dimensões (cm):
altura: 25; diâmetro: Base: 12,5;
Descrição:
Peça de prata lisa, oca no seu interior. Base de secção circular, com reverso com fundo. Pé campaniforme, achatado. Haste cilíndrica. Bocal semi-esférico em forma de taça com bordo revirado. Decoração de anelete largo na parte inferior da haste e de duas molduras no bocal. Tem incisas no pé as letras: " S. R F." No reverso da base possui selo rectangular com cercadura vermelha contendo o Nº do Arrolamento dos Paços: 17093.
Incorporação:
Transferência - Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra
Marcas e Inscrições

Tipo

Descrição

Imagem

Marca

Contraste da prata L- 33 Esta marca encontra-se localizada na haste próximo do bocal: A marca mais semelhante é a seguinte: - Marca L-33 - Contraste da prata nas mesmas condições dos dois anteriores. ou seja - Marca L-31 Contraste da prata, de ensaiador de Lisboa, não identificado, datável de c. 1770-1804. Conhecido em peça datada de 1803. Bibliografia: Almeida, Fernando Moitinho, MARCAS DE PRATAS PORTUGUESAS E BRASILEIRAS (Século XV a 1887), Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1995, pág. 80 e 81.

imagem

Marca

IBI:Marca localizada na haste próximo do bocal. IBI - João Baptista Inocêncio - Marca n.º 380 Marca do ourives de Lisboa dos fins do séc. XVIII, usada até mais ou menos 1820. Bibliografia: Vidal, Manuel Gonçalves, Marcas de contrastes e ourives portugueses, Vol. I, séc. XV a 1887, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1974, págs. 42. - Marca de ourives de Lisboa L-280. Marca de ourives de Lisboa, atribuível a João Baptista Inocêncio em 1788, conhecida com contrastes L-27, L-32, e L-34, datável de c. 1750-1804. Bibliografia: Almeida, Fernando Moitinho, MARCAS DE PRATAS PORTUGUESAS E BRASILEIRAS (Século XV a 1887), Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1995, pág. 127.

imagem

Inscrição

No pé, apresenta incisas as letras: "S. R F."

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica