MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 29
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Bernardo de Quintavalle
Local de Execução:
Mafra (Portugal)
Datação:
1730 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Madeira (carvalho); corda.
Técnica:
Escultura de vulto pleno; estofada e policromada.
Dimensões (cm):
altura: 66,5; largura: 50; profundidade: 32;
Descrição:
Imagem de vulto representando São Bernardo de Quintavalle, de corpo inteiro, de pé, com cabeça inclinada para a direita; rosto com barba; hábito castanho com capa de capuz, à cintura pende cordão de corda com três nós; braço direito aberto segurando bastão, mão esquerda segurando livro aberto com folhas vermelhas, escrito em latim; descalço. Assenta sobre pequena peanha moldurada de planta rectangular, branca com marmoreado a azul.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Real Convento de Mafra (da sacristia da Basílica).
Origem / Historial:
Nos inventários antigos, como nos de 1771 e de 1792 estas imagens aparecem sempre referenciadas conjuntamente com outra: "Imagem de Menino Jesus", que posteriormente deixa de aparecer, e cujo paradeiro se desconhece atualmente. Também nestes inventários esta imagem aparece referenciada como: "S. Bernardo primeiro, Martir da Ordem" e "Imagem de S. Bernardo". Tratar-se-á de São Bernardo de Quintavalle, primeiro seguidor de São Francisco de Assis. A identificação proposta, aposta na ficha de inventário do ficheiro-mãe e no Livro do Tombo - São Berardo (um dos cinco Mártires de Marrocos) - não faz sentido, se atendermos à inscrição do livro que o santo sustém na mão esquerda, que é o início de um hino da autoria de São Tomás de Aquino, nascido seis anos após o martítio de São Berardo. Será proveniente da sacristia da Basílica de Mafra (inventário de 1792). Peça da Real Escola de Escultura de Mafra.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica