MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 7493
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Medalhística
Denominação:
Medalha Comemorativa da Instituição da Academia Real da História
Local de Execução:
Lisboa (Portugal)
Entidade Emissora:
Casa da Moeda de Lisboa
Datação:
1720 d.C.
Suporte:
Ouro
Técnica:
Cunhagem em ouro.
Dimensões (cm):
diâmetro: 4,95;
Descrição:
Anverso:" No arco superior da orla, a legenda: IOANNES.V.LUSITANORUM.REX. No exergo, que não está limitado por friso, a assinatura: A. MENGIN. Busto de D. João V, voltado à esquerda, laureado, com grande cabeleira, vestido com armadura rica e manto de arminhos que se prende com alfinete de pedras preciosas, sobre o ombro esquerdo, no qual está gravada uma cabeça de leão. Reverso: No arco superior da orla, a legenda: *HISTORIA*RESURGES*. No exergo, que está limitado por friso, em 3 linhas horizontais: REG.ACAD.HIST.LUSIT. // INSTIT.VI.ID.DEC.CIDIDCCXX. D. João V, voltado à esquerda, de pé, laureado, com grande cabeleira e vestido com armadura e manto de arminhos, cuja extremidade arrasta pelo chão; com mão esquerda junto da cintura, sustentando uma prega do manto e o ceptro e mão direita segurando a mão da História, representada por uma mulher descalça, com os braços nus e vestida com simplicidade, com joelho direito no chão, segurando na mão uma pena, para escrever num papel que se vê por detrás dela junto do pé. Parece querer levantar-se com o auxílio da mão do soberano."
Incorporação:
Compra - Adquirida pelo IPPAR em leilão da "Numisma Leilões", realizado no Hotel Radisson a 19.06.1997.
Origem / Historial:
Medalha Comemorativa da Intituição da Academia Real da História, cunhada na Casa da Moeda de Lisboa, com autorização do rei D. João V, tendo sido emitidas 12 moedas em ouro. Em Portugal, são conhecidos apenas 2 exemplares, pelo que é considerada muito rara. Este exemplar pertenceu ao segundo Conde do Restelo, Inácio José Franco (1865-1931), tenso sido adquirida em 1997 para as coleções do Palácio Nacional de Mafra.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica