MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 26 de setembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
481
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Francisco de Assis
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 133; largura: 95;
Descrição:
A pintura representa São Francisco de Assis, a mais de meio corpo, três quartos voltado à direita, com a cabeça voltada à esquerda e olhar posto no céu. Enverga o hábito franciscano. Tem a mão esquerda sobre o peito e, com a direita, segura uma caveira assente sobre o Livro das Escrituras, aberto diante de um crucifixo.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A pintura integrou o acervo da Galeria de Pintura do Rei D. Luís, figurando nos catálogos de 1869 e 1872, respectivamente com os números 22 e 6. Nas listas finais de partilhas de 1899, recebeu o n.º 12, sendo herdada por D. Carlos. No início da década de 1910, por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial, estava na Galeria de Quadros, tendo sido inventariada com o n.º X''' 126. Em visita realizada ao Palácio Nacional da Ajuda, em 2007, o Prof. Cesare Alpini avançou com a hipótese de se tratar de uma cópia de Guido Reni. O Dr. Philippe Mendes propõe tratar-se de uma obra da Escola de Florença (século XVII), a partir de uma matriz de Guido Reni.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica