MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 19 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
5156
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Gomil
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
Século XVI (1.ª metade)
Matéria:
Prata
Técnica:
Prata dourada, cinzelada, gravada e recortada
Dimensões (cm):
altura: 46,5; largura: 31; espessura: 18,5;
Descrição:
Gomil em prata dourada, cinzelada, gravada e recortada, com tampa articulada, profusamente ornamentado com espinhosas folhagens de cardo. Base circular de centro alteado, com molduramentos lisos, circundada por um feixe torcido de folhagens e corda. Estes molduramentos são rematados por uma faixa rendilhada recortada e vazada. A parte superior da base e o pé apresentam uma decoração contínua de folhas de cardo encrespadas. A esta decoração sobrepõem-se grandes folhas de cardo recortadas, aplicadas junto à ligação com o bojo. O bojo piriforme apresenta o mesmo tipo de decoração, com grande profusão de cardos que cobrem completamente a sua superfície e se prolongam sobre a curvatura inferior do bico que se justapõe ao bojo. O colo e a tampa em forma de calote, apresentam-se ornamentados com sucessivas camadas de folhas pontiagudas simulando uma alcachofra. O bordo, rematado por molduramento tubular liso, é antecedido por um feixe torcido de folhagens e corda semelhante ao da base. Do mesmo modo, a orla da tampa é também rematada por uma faixa rendilhada recortada e vazada igual à que ornamenta a base. A parte superior da tampa é rematada por uma plataforma circular lisa com moldura de folhas recortadas, onde outrora estaria aplicado um elemento heráldico. Por cima da dobra da tampa posicionam-se dois seres híbridos afrontados com cabeça humana, peito de escorpião, carapaça de folhagem sobre as costas e patas de animal trífidas. O bico justaposto ao bojo é rematado por uma meias figura masculina que se assemelha a uma gárgula. Apresenta o tronco desnudado, levemente arqueado, estendendo ambos os braços para trás e apoiando as mãos sobre o colo do jarro. Da sua boca sai um bico tubular pelo qual é vertido o líquido. A asa, em forma de "S", é formada por três figuras fantásticas, duas das quais parecem devorar-se mutuamente. Os seus corpos emiscuem-se com uma profusa decoração de elementos vegetalistas, volutiformes e cabeças de pássaro. O interior da tampa apresenta-se decorado com uma sucessão de faixas concêntricas de cariz geométrico e vegetalista, ostentando ao centro um escudo de armas cinzelado: escudo esquartelado com as armas dos Mendonça no 1º e 4º quartel e dos Silva ou Castelo-Branco no 2º e 3º.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Este gomil estava exposto sobre uma mísula no Gabinete de Trabalho do rei D. Fernando II, no Palácio das Necessidades, como o testemunham duas fotografias datadas de 1886 (vd. Bibliografia - Manuel H. Côrte-Real, O Palácio das Necessidades, p. 51; D. Fernando. Rei-Artista, Artista-Rei, pp. 203 e 206). Imediatamente acima do gomil, encontrava-se o prato com o qual o mesmo forma conjunto (Prato de água-às-mãos com o monograma MF, inv. 5164) suspenso na parede. Mais tarde, em 1903, ambas as peças se encontravam também a decorar o quarto do rei D. Carlos no qual ficou instalado o rei Eduardo VII da Grã-Bretanha por ocasião da sua visita a Portugal (vd. Manuel H. Côrte-Real, O Palácio das Necessidades, p. 135; O Occidente, Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro, Lisboa, 10.4.1903, p. 75). Em 1910 decoravam os aposentos do rei D. Manuel II, ocasião em que foi arrolado sob a verba "1079" juntamente com o respectivo prato, inv. 5164 (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 1, 1910-1912). Em 1931 foi transferido para o Palácio Nacional da Ajuda. Integra o vasto conjunto de prata de aparato proveniente dos bens da Casa Real portuguesa.

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

"N 25" inciso no interior da base (numeração atribuída às peças de ourivesaria do rei D. Fernando II)

imagem

Inscrição

"X" inciso sobre o monograma "FF" gótico coroado, no interior da base

imagem

Inscrição

Etiqueta rectangular branca moldurada a azul com o número "88" (Catálogo das Jóias e Pratas da Coroa) manuscrita a azul e o peso "3,635 Kg" acrescentado a tinta azul (removido para o dossier de peça)

imagem

Inscrição

"88" pintado a tinta preta no interior do pé (Catálogo das Jóias e Pratas da Coroa)

imagem

Inscrição

Etiqueta rectangular branca impressa com as armas portuguesas coroadas e a legenda: "DE SUA MAGESTADE EL-REI" (removida para o dossier de peça) [Igual à etiqueta presente no Relevo representando a Virgem e o Menino, PNA inv. 69846]

imagem

Inscrição

Etiqueta rectangular branca moldurada a vermelho com o número "1079" (Arrolamento das Necessidades) manuscrito a vermelho (removida para o dossier de peça)

imagem

Inscrição

"FF" gótico coroado (i.e., dois "FF" de costas um para o outro) toscamente inciso no interior da base (marca de posse do rei D. Fernando II, 1837-1885)

imagem

Inscrição

Etiqueta rectangular branca moldurada a azul com a inscrição manuscrita "Gabinete / Sua Magesta / de El Rei / Nº 9" (removida para o dossier de peça)

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica