MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 20 de novembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
4809
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Gomil
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1530 d.C. - 1540 d.C.
Matéria:
Prata
Técnica:
Prata dourada, cinzelada, gravada e recortada
Dimensões (cm):
altura: 35; largura: 20; profundidade: 14,2;
Descrição:
Gomil em prata dourada, cinzelada e gravada, de pé e colo altos com tampa articulada, ostentando esta, na parte superior, as armas dos Sousa do Prado gravadas: escudo esquartelado com cinco escudetes postos em cruz no 1º e no 4º; leão rompante no 2º e 3º, encimado por uma coroa de conde. A decoração desenvolve-se em faixas e frisos cinzelados que alternam com faixas lisas. Base de centro alteado moldurada por friso de meia cana e singela faixa de motivos vegetalistas trifoliados. Parte superior lisa, apresentando um pano de folhagem estilizada em rodor do pé. Este, em prata dourada lisa e de secção cilíndrica, apresenta na parte inferior uma faixa de volutas incisa e um feixe de folhagem. O bojo piriforme, é decorado por uma faixa de motivos relevados, ostentando candelabros / urnas (?) flanqueados por figuras fantásticas aladas, cuja cauda se desenvolve em elaborados enrolamentos de folhagem. Esta banda é delimitada por estreitas faixas com tracejado inciso e pequenos arcos com círculos puncionados. O colo alto e de perfil estrangulado apresenta decoração idêntica à base, com dois panos de folhagem estilizada, intercalados por feixe de folhagem. Tampa articulada, decorada com faixa de motivos vegetalistas e, no topo, as já mencionadas armas dos Sousa do Prado, molduradas por feixe de folhagem. Asa em forma de "S", em prata dourada lisa, com decoração gravada de motivos florais ao longo da curvatura exterior. A extremidade superior é encimada por um mascarão. Bico fortemente arqueado em prata dourada lisa, apresentando na secção superior decoração aplicada de motivos vegetalistas recortados. Junto ao bojo é rematado por um grande mascarão cujo olhar se direcciona à extremidade do bico sobre a sua cabeça.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Em 1910 decorava os aposentos do rei D. Manuel II no Palácio das Necessidades, juntamente com a salva ao qual é associado (PNA, inv. 4814). Nessa ocasião ambas as peças foram arroladas, tendo sido atribuída a verba "1089" ao gomil (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades", vol. 1, 1910-1912). Em 1931 foi transferido para o Palácio Nacional da Ajuda, tal como a respectiva salva. Integra o vasto conjunto de prata de aparato proveniente dos bens da Casa Real portuguesa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica