MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
57594
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Um mosteiro manuelino
Datação:
1886 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 66,5; largura: 90,5;
Descrição:
A pintura representa, em primeiro plano, um cruzeiro de pedra, ao lado do qual caminha uma mulher de vestido beje, avental azul, capa castanha, manta sobre o ombro esquerdo e lenço na cabeça, com um guarda-chuva aberto e transportando um cesto de roupa. À sua esquerda, roupa branca estendida no chão. No segundo plano, à esquerda, um rapaz de boné e mãos nos bolsos, está parado, olhando em frente para uma mulher que estende a roupa em cordas postas entre árvores. O arvoredo, atrás de si, algo desfolhado, deixa ver a igreja do Convento de Jesus em Setúbal, reflectindo as sombras dos galhos no branco da parede. O céu é azul.
Incorporação:
Transferência - Pertenceu à colecção de pintura de D. Luís
Origem / Historial:
O quadro foi adquirido pelo Rei D. Luís, em 09-02-1887, na exposição do Grupo do Leão, em cujo catálogo figurava com o número 112, sob o título "Um mosteiro manuelino". Custou 200.000 réis, que foram pagos em 26-02-1887. Segundo o Guia de Portugal, esteve exposto no Quarto do Rei no Andar Nobre. Quando do Arrolamento Judicial estava na Galeria dos Quadros. Em 22-12-1939, foi depositado no Ministério das Finanças, tendo sido devolvido ao Palácio Nacional da Ajuda, em 04-04-2002. Foi então recolocado no Quarto do Rei no Andar Nobre. Por ocasião dos trabalhos de restauro/reconstituição histórica desse espaço, passou às reservas, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica