MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3534
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Caçadores Árabes
Autor:
Pasini, Alberto (1826-1899)
Datação:
1865 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 71,5;
Descrição:
A pintura representa dois cavaleiros árabes, um montado num cavalo branco, empinado, levantando um falcão na mão esquerda; o outro num cavalo castanho, exibindo uma espingarda. No primeiro plano, dois cães de caça correm, acompanhando os caçadores. Ao fundo, por detrás destes, ergue-se uma colina, sob um céu azul, levemente manchado por núvens.
Incorporação:
Transferência - Pertenceu à colecção de pintura de D. Luís
Origem / Historial:
O quadro foi comprado por D. Luís na Exposição Internacional do Porto, em 1866, por 216$000 réis. Pertenceu ao acervo da Galeria de Pintura, figurando com o n.º 26 (Primeira Sala) no catálogo de 1869 e com o n.º 50 (Primeira Sala) no catálogo de 1872. Surge com o n.º 88 na lista de partilha de bens de 1889 (por morte de D. Luís). Por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial (1911), o quadro estava colocado onde actualmente se encontra. Há, todavia, uma indicação na ficha de inventário anterior, segundo a qual esteve na Antecâmara da Sala do Trono (ca. 1985).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica