MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 26 de setembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3534
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Caçadores Árabes
Autor:
Pasini, Alberto (1826-1899)
Datação:
1865 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 71,5;
Descrição:
A pintura representa dois cavaleiros árabes, um montado num cavalo branco, empinado, levantando um falcão na mão esquerda; o outro num cavalo castanho, exibindo uma espingarda. No primeiro plano, dois cães de caça correm, acompanhando os caçadores. Ao fundo, por detrás destes, ergue-se uma colina, sob um céu azul, levemente manchado por núvens.
Incorporação:
Transferência - Pertenceu à colecção de pintura de D. Luís
Origem / Historial:
O quadro foi comprado por D. Luís na Exposição Internacional do Porto, em 1866, por 216$000 réis. Pertenceu ao acervo da Galeria de Pintura, figurando com o n.º 26 (Primeira Sala) no catálogo de 1869 e com o n.º 50 (Primeira Sala) no catálogo de 1872. Surge com o n.º 88 na lista de partilha de bens de 1889 (por morte de D. Luís). Por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial (1911), o quadro estava colocado onde actualmente se encontra. Há, todavia, uma indicação na ficha de inventário anterior, segundo a qual esteve na Antecâmara da Sala do Trono (ca. 1985).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica