MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 26 de setembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3980
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Meleagro oferecendo a Atalante a cabeça do javali
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 152; largura: 120;
Descrição:
A composição, desenvolvendo-se quase na totalidade no primeiro plano, mostra Meleagro, à direita, envergando apenas uma túnica curta - que lhe deixa a nú parte do tronco e o braço esquerdo -, sandálias e uma pele que pende do ombro direito, pousando a mão direita no ombro de Atalante, ao mesmo tempo que, com a mão esquerda, segura a cabeça do javali, que lhe oferece, ajudado por Cupido. À esquerda, um cão empinado assenta as patas dianteiras sobre a perna de Atalante, tapada por um panejamento vermelho, que a deixa semi-nua. No chão, à direita, vê-se o corpo do javali, que Meleagro pisa com o pé esquerdo. No lado oposto, repousam o arco, a aljava e as setas de Cupido. Em cima, à direita, uma figura mitológica surge de núvens carregadas; à esquerda, artefactos de caça pendem do ramo de uma árvore; ao centro, um céu azul com poucas nuvens preenche a composição.
Incorporação:
Transferência - Pertenceu á coleccção de pintuta do Rei D. Luís
Origem / Historial:
A peça foi adquirida por D. Luís em Lisboa, provavelmente na década de 1860, tendo sido colocada na Galeria de Pintura, onde figurou com o n.º 3 (Segunda Sala) no catálogo de 1869 e com o n.º 22 (Segunda Sala) no catálogo de 1872. Nas listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899, recebeu o n.º 112 e estava colocada na Sala de D. João VI. Quando da elaboração do Arrolamento Judicial (1911), a obra foi inventariada com o n.º H''' 11. Em Janeiro de 1920, foi depositada no Museu Nacional de Arte Antiga, regressando depois ao Palácio Nacional da Ajuda onde, por iniciativa provável de Cayolla Zagallo, foi colocada na Sala do Retrato da Rainha, sendo mais recentemente transferida para o Corredor Largo, onde se mantém. Embora tenha sido aplicada na moldura uma chapa com o nome "P. P. Rubens", deve tratar-se antes de uma cópia tardia do quadro homónimo desse pintor, existente na Alte Pinakothek de Munique, onde figura com o n.º 355.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica