MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1333
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Chegada da Rainha D. Estefânia ao Tejo
Autor:
Gomes da Silva, João Pedroso (1825-1890)
Datação:
1859 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 91,5; largura: 166,7;
Descrição:
A pintura representa a chegada da Rainha D. Estefânia ao Tejo, a 18 de Maio de 1858. No primeiro plano, vêem-se várias embarcações pequenas, repletas de gente. No plano imediato, sobre a esquerda, está representada a corveta Barolomeu Dias a entrar o Tejo. Traz içados no topo dos mastros a bandeira de Portugal e o pavilhão vermelho, indicando este último a presença a bordo de pessoa ou pessoas reais, no caso o Infante D. Luís, que acompanhava D. Estefânia e seu irmão, o Príncipe Leopoldo. À direita vê-se a Torre de Belém salvando. No plano mais afastado, vêm chegando os navios da esquadra inglesa que escoltavam a Bartolomeu Dias.
Incorporação:
Transferência - A obra pertencia à colecção de pintura de D. Luís
Origem / Historial:
A pintura, pelo menos nas vésperas da implantação da República, estava colocada no Gabinete de Carvalho. Após aquele acontecimento histórico, foi removida para a Sala Verde, tendo regressado ao local original por ocasião do restauro/reconstituição histórica deste espaço ocorrido em 2006. Na partilha de bens efectuada após a morte de D. Luís, este quadro recebeu o n.º 239 e foi avaliado em 150.000 réis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica