MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 24 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1333
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Chegada da Rainha D. Estefânia ao Tejo
Autor:
Gomes da Silva, João Pedroso (1825-1890)
Datação:
1859 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 91,5; largura: 166,7;
Descrição:
A pintura representa a chegada da Rainha D. Estefânia ao Tejo, a 18 de Maio de 1858. No primeiro plano, vêem-se várias embarcações pequenas, repletas de gente. No plano imediato, sobre a esquerda, está representada a corveta Barolomeu Dias a entrar o Tejo. Traz içados no topo dos mastros a bandeira de Portugal e o pavilhão vermelho, indicando este último a presença a bordo de pessoa ou pessoas reais, no caso o Infante D. Luís, que acompanhava D. Estefânia e seu irmão, o Príncipe Leopoldo. À direita vê-se a Torre de Belém salvando. No plano mais afastado, vêm chegando os navios da esquadra inglesa que escoltavam a Bartolomeu Dias.
Incorporação:
Transferência - A obra pertencia à colecção de pintura de D. Luís
Origem / Historial:
A pintura, pelo menos nas vésperas da implantação da República, estava colocada no Gabinete de Carvalho. Após aquele acontecimento histórico, foi removida para a Sala Verde, tendo regressado ao local original por ocasião do restauro/reconstituição histórica deste espaço ocorrido em 2006. Na partilha de bens efectuada após a morte de D. Luís, este quadro recebeu o n.º 239 e foi avaliado em 150.000 réis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica