MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 15 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
67/a
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Tapeçaria Triunfo de Baco/ Série Triunfo dos Deuses
Título:
Triunfo de Baco
Autores:
Leyniers, Urbanus
Orley, Jan Van
Coppens, Augustin
Local de Execução:
Países Baixos, Bruxelas
Oficina / Fabricante:
Oficina de Urbanus Leyniers
Datação:
1728 d.C. - 1729 d.C.
Matéria:
Lã e seda
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 452; largura: 450;
Descrição:
A tapeçaria ilustra o cortejo triunfal do deus Baco. Coroado com folhas de videira, envolto em panejamentos vermelhos e ostentando uma tazza com uvas, o deus é transportado num carro dourado. Este é decorado lateralmente com golfinhos, puxado por dois leopardos e conduzido por um sátiro. À direita da composição, diversos grupos de personagens, das quais se destacam, em primeiro plano, três figuras dançando e uma bacante tangendo uma pandeireta. À esquerda do carro, uma figura masculina segura uma taça (copo-taça) e um gomil e uma bacante brame o tirso, um dos atributos de Baco. Em segundo plano, à direita, uma pérgola com videiras junto da qual estão três figuras e a estátua do deus grego Pan, com a sua flauta. Em baixo, três figuras junto de uma mesa com dois pratos em ourivesaria (?): uma ostenta uma taça e a outra um gomil, ambos aparentemente em metais preciosos. No canto direito, dois sátiros (um bebe por uma taça), um refrescador contendo um gomil e um outro gomil no chão. No canto esquerdo, um gomil e uma taça junto de um cacho de uvas, folhas de videira e vegetação. Ao fundo, uma paisagem rochosa e arborizada apresentando, à esquerda, quatro figuras que se banham num rio ou lago, e uma quinta ostentando dois dos atributos de Baco: a coroa de folhas de videira e o tirso. Cercaduras e orlas: As cercaduras imitam molduras em madeira entalhada. Reproduzem motivos florais enquadrados por folhagens e são rematadas, nos quatro cantos, por ornamentos em forma de concha e ramos de flores. São contornadas por uma orla castanha.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A armação "Triunfo dos Deuses", tecida na oficina de Urbanus Leyniers e destinada ao rei D. João V, era constiruída por seis tapeçarias. Destas, só restam quatro. A aquisição da série, que chegou a Lisboa em 1729, foi intermediada pelo embaixador D. Luís da Cunha. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia). A 1ª edição desta armação, tecida em 1717, destinava-se a uma sala do Colégio jurídico de Oudburg. A tapeçaria esteve no Palácio das Necessidades, de onde saiu para restauro antes de 1910. Segundo o Arrolamento judicial "Estes dez pannos (...) são os que devem constar do registo do palácio das Necessidades, tendo vindo [para o Palácio da Ajuda] depois de consertados...", APNA, "Arrolamento judicial dos bens existentes no Paço d'Ajuda", vol. 2, nº 36, fl. 547.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica