MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, March 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
4854
Supercategory:
Ciência e Técnica
Category:
Investigação e Desenvolvimento
Name:
Relógio de sol horizontal portátil
Author:
Desconhecido
Manufacture Center:
França
Date / Period:
1778 A.D
Material:
Prata, marfim, vidro, metal, papel (?)
Technique:
Prata dourada e gravada, marfim inciso e policromado, vidro incolor, papel policromado (?)
Measurments (cm):
height: 1,5; width: 5,2; depth: 5,2;
Description:
Relógio de sol horizontal portátil, também designado por díptico, de forma octogonal com caixa de prata dourada e interior em marfim. A tampa, de charneira, apresenta gravadas as armas reais portuguesas de D. João V flanqueadas por palmas e ostentando, na parte inferior, uma fita com a data "1778" incisa. O motivo é contornado por uma faixa de motivos fitomórficos. A orla da tampa e a aresta inferior da caixa apresentam-se molduradas. No interior, sobre o bordo da bússola, figura a escala das horas gravada em algarismos árabes (12-7/5-12). O centro, protegido por vidro, é provido de uma agulha magnética. O diagrama da bússola é constituído por uma rosa dos ventos cujo Norte é indicado por uma flor de lis. O fio, que servia de gnómon, para indicar a hora através da projecção da sua sombra e que se encontrava fixo entre o bordo da bússola e o interior da tampa, está hoje omisso.
Incorporation:
Transferência - Casa Real
Origin / History:
Este tipo de instrumento portátil servia para determinar a hora do dia e da noite em relação a uma determinada latitude. A caixa deverá ser colocada numa superfície horizontal e a tampa aberta de forma a que o fio se mantenha esticado. "Orienta-se em seguida na direcção do Norte verdadeiro, através da agulha magnética. Para este efeito torna-se necessário introduzir o valor da declinação magnética. Com o relógio assim orientado, a sombra da linha, cujo ângulo com a horizontal corresponde à latitude do lugar (depois de a caixa se encontrar convenientemente aberta), indicará a hora solar verdadeira do lugar. A obtenção da hora legal implicará as correcções da equação do tempo, da longitude e do fuso horário, que no entanto não são fornecidas pelo instrumento, limitando-se este a dar a hora solar verdadeira. Este relógio é suficientemente rigoroso na latitude para que foi desenhado ou nas suas proximidades. Este relógio solar portátil inspira-se nos modelos executados nos finais do século XVII por Michael Butterfield, inglês instalado em Paris, em 1680. De forma octogonal alongada, com bússola e haste triangular achatada, estes aparelhos foram imitados durante todo o século XVIII por numerosos construtores franceses". (cf. Tempo Real. Colecção de relógios do Paço da Ajuda, PNA, Lisboa, 1996-1997, cat. 85, p. 116). Em 1910-1912, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, encontrava-se na Casa Forte do Palácio das Necessidades onde foi arrolado sob a verba "17218", sendo aí descrito como "Um relógio de sol, com caixa de prata dourada e tampa decorada com as armas do antigo regime". (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 7, Casa Forte, 1910-1912, fl.2581v.).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits