MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
55450/10
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Sala da Cidadela de Cascais
Autor:
Casanova, Enrique
Datação:
1889 d.C. - 1895 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 20; largura: 27,4;
Descrição:
A aguarela representa a Sala da Cidadela de Cascais. Encostado à parede da esquerda, está um aparador com peças de porcelana, tendo ao lado um quadro aplicado sobre um panejamento vermelho. Mais à esquerda, uma pianha de fuste espiralado suporta um pote azul. Diante desta, vê-se uma mesa de tampo circular com dois cadeirões de verga. Em frente do aparador está outra mesa, redonda, tendo junto uma cadeira de braços, em madeira entalhada, forrada em tons de azul e branco. Ao lado desta, sobressai um jarrão azul sobre uma pianha baixa, em madeira entalhada. Na parede central, entre duas portas, um tremó onde assentam um relógio e dois castiçais, é flanqueado por duas pianhas de fuste espiralado, sobre as quais se encontram dois vasos brancos. Na parede da direita e num plano mais afastado, vê-se um armário encoberto, em parte, por um biombo de três folhas, decorado com motivos vegetalistas sobre fundo vermelho, tendo ao lado um jarrão azul. O primeiro plano contém, à esquerda, parte de uma mesa de madeira, com tampo recortado, junto da qual está uma cadeira volante. À direita pode observar-se um bufete, uma cadeira de braços estofada a azul e uma poltrona forrada em tons esverdeados. O tecto da sala é em caixotão, com pinturas, contendo, na parte central, uma clarabóia.
Incorporação:
Compra - Leilão nº1/89 do Palácio do Correio Velho. Oferecido pelos Bancos: BCP, BES, CGD, Soporcel, Finisa e Sotancro.
Origem / Historial:
Esta peça faz parte de um álbum de aguarelas que contém uma colecção de interiores dos Paços Reais da Ajuda, de Sintra e da Cidadela de Cascais, da autoria de Enrique Casanova. O álbum foi encomendado pela Rainha D. Maria Pia para ser oferecido ao Rei D. Luís no dia do seu aniversário, a 31 de Outubro de 1889. Tendo o monarca falecido a 19 de Outubro desse ano, é possível que a execução das aguarelas tenha perdido o seu presumível carácter de urgência. Na verdade, ainda em Setembro de 1891, Casanova não tinha prontas as que retratavam os interiores da Cidadela de Cascais e só em Setembro de 1895 a firma Leitão e Irmão, ourives da Casa Real, apresentava os desenhos para a capa do álbum. Esta peça foi herdada por D. Carlos e, depois, por D. Manuel II, que a conservou no Palácio das Necessidades e, após a implantação da República, na sua residência de exílio, em Inglaterra. Por morte de D. Manuel II, o álbum ficou na posse da viúva, D. Augusta Vitória, cujos herdeiros o venderam em leilão, em Junho de 1989. Bem inventariado pela SEC, nos termos dos Dec.-Lei 46349, 38906, 1/78, 59/80 e Dec.- Regul. 34/80. Publ. no DR, 2ª série, nº 149, de 1-7-1989.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica