MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3769
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Tapeçaria Sara e Tobias em Oração/ Série História de Tobias
Título:
Sara e Tobias em Oração
Autor:
Picon, Jean-François
Local de Execução:
França
Oficina / Fabricante:
Real Manufactura de Aubusson. Oficina de Jean-François Picon
Datação:
XVIII d.C. - Cerca de 1753
Matéria:
Lã e seda
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 294; largura: 180;
Descrição:
A tapeçaria "Sara e Tobias em Oração" pertencente à série "História de Tobias" constitui a única de temática bíblica na colecção do Palácio Nacional da Ajuda. A tapeçaria ilustra uma passagem do "Livro de Tobias"(1). Representa os nubentes na câmara nupcial ajoelhados em oração diante do fogo onde, por indicação do Anjo São Rafael, se havia queimado o coração e o fígado de peixe, com o propósito de exorcizar Asmodeu, o demónio responsável pela morte dos sete maridos de Sara. A cercadura da tapeçaria é formada por um quadriculado com ornamentação floral de pequena escala, quebrado regular e simetricamente por grinaldas e enquadrado por aparatosos motivos concheados nos quatro ângulos. A orla é azul, cor regulamentar da Manufactura Real de Aubusson, e apresenta marcas de manufactura e do tapeceiro. A análise cuidada da orla, revela algumas reintegrações, sendo a mais significativa a reconstituição parcial da marca. Nesta, foi alterada a inscrição original, tendo o R da sigla MRD - Manufacture Royale D'Aubusson ou Du Busson - sido substituído pelo K. (1) Antigo Testamento, Tb 8, 5-8.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A tapeçaria está documentada no Palácio da Ajuda apenas em 1911. Esta e outra tapeçaria da mesma série, "O Velho Tobias recupera a vista", de acordo com o Arrolamento judicical (1), integravam o espólio do Paço das Necessidades. Saíram do Palácio das Necessidades em data anterior a 1910 para ser restauradas sob a responsabilidade de J. Taborda de Magalhães. (1) APNA, "Arrolamento judicial dos bens existentes no Paço d'Ajuda," 1911, vol. 2, nºs 35 (Sara e Tobias em Oração) e 37 (O Velho Tobias recupera a vista), fls. 544, 545, 545 e 547v, respectivamente.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica