MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1334
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Chegada da Rainha D. Maria Pia ao Tejo
Autor:
Gomes da Silva, João Pedroso (1825-1890)
Datação:
1863 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 89; largura: 174,1;
Descrição:
A pintura representa a chegada da Rainha D. Maria Pia ao Rio Tejo, em 1862. O primeiro plano é preenchido, à direita, por um conjunto vasto de pequenas embarcações repletas de gente, que se dirigem à corveta Bartolomeu Dias, que se encontra no mesmo lado. Está aproada a terra, com as bandeiras de Portugal e de Itália no topo dos mastros. No plano seguinte, destaca-se o conjunto de outros navios que compunham as esquadras portuguesa e italiana que escoltaram a corveta Bartolomeu Dias, que transportou D. Maria Pia a partir de Génova. No mesmo plano pode ver-se o troço da margem direita do Tejo, com o casario da Junqueira, Ajuda e Belém, com destaque para o Real Paço da Ajuda, no cume da encosta e, no plano mais distante, da Torre de Belém.
Incorporação:
Transferência - A pintura pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís
Origem / Historial:
Conforme as listas de partilha de bens de 1889 e 1897 (por morte de D. Luís), a obra encontrava-se então no Gabinete de Carvalho. Recebeu o n.º 237 na partilha de 1889, sendo avaliada em 150.000 réis. Segundo o Arrolamento Judicial, aí se mantinha em 1911, tendo sido inventariado com o n.º N 71. Cerca de 1968, foi colocada na Sala Verde. Na década de 2000, regressou ao Gabinete de Carvalho, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica