MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 21 de setembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1336
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Baptismo do Príncipe Real D. Carlos
Autor:
Tetar van Elven, Pierre Henri Théodore
Datação:
1865 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 94; largura: 137;
Descrição:
Pintura representando a cerimónia de batismo do Príncipe Real D. Carlos (futuro rei) na Igreja de São Domingos, no dia 19 de Outubro de 1863. Representa-se o interior da igreja com vista para o altar-mor (de notar que o seu interior não corresponde a Igreja de São Domingos). No primeiro plano estão representadas as principais figuras do Estado, algumas sentadas, outras de pé. Numa capela lateral, do lado da Epístola, encontra-se armado um pavilhão com panos claros, sobrepujado por uma coroa real fechada, que abriga o berço do Príncipe. No plano mais afastado, procede-se à cerimónia do baptismo, ministrado por vários bispos e assistido pelos monarcas.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do rei D. Luís.
Origem / Historial:
Este quadro foi encomendado pelo Rei D. Luis I ao pintor Tetar van Elven, durante a viagem do monarca a Paris, em 1865, auferindo o artista a quantia de três mil francos. O Rei de Itália, Vítor Manuel II, possuía nas suas colecções uma tela deste autor com a mesma temática. Na década de 1910, segundo o Arrolamento Judicial, estava na Galeria de Quadros, tendo sido inventariado com o n.º X''' 33. Cerca de 1968, foi colocado na Sala Verde, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica