|
FICHA DE INVENTÁRIO
Denominação: Retrato de Santa Joana Princesa Autor: Nuno Gonçalves (atr.) Local de Execução: LIsboa (?) Centro de Fabrico: Lisboa (?) Oficina / Fabricante: Lisboa(?) Datação: 1472 d.C. - 1475 d.C. - Época Moderna Suporte: Madeira de castanho Dimensões (cm): altura: 60; largura: 40; Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de castanho com o retrato em busto da Princesa Santa Joana, de frente, em traje de corte. Cabelo comprido de cor clara; cabeça cingida por crespina em ouro, com pedraria e pérolas. Vestido com decote rendado, pronunciado em bico. Mão direita sobre o colo, parcialmente coberta por uma madeixa de cabelo, apresentando um anel no dedo indicador. Incorporação: Outro - Extinção das ordens religiosas - Nacionalização dos bens da Igreja
Origem / Historial: Retrato provavelmente trazido por D. Filipa (filha do Infante D. Pedro, Duque de Coimbra) para o Convento de Jesus de Aveiro, local onde permanece.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | AUX CONFINS DU MOYEN-AGE - ART PORTUGAIS XII-XV e SIECLE. Belgica: Presidencia do Conselho de Min, 1992, pág. 270 | El arte en la epoca del tratado de Tordesillas. Valladolid: Monasterio de Prado, 1994, pág. 76-81 | FIGUEIREDO, José de - "Documentos I", in: Bol. Ac. Nac. Belas-Artes, Introdução. Lisboa: 1935, pág. - | GOMES, J. Marques - "História do Museu Regional de Aveiro (1911-1921)". Aveiro: Campeão das Prov¿incias, 1921, pág. - | GOMES, Marques - Ilustração moderna (1926-1927): 1926-1927., pág. - | GONÇALVES, António Manuel - "Introdução ao Museu de Aveiro", sepª Museus para quê?. Lisboa: Colóquio APOM, 1976, pág. s/p | GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960, pág. 39 | GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- zona sul. Lisboa, 1959. , pág. - | PRIMITIVOS PORTUGUESES, 1450-1550. MNAA, isboa: Bertrand Editores, 1940, pág. 11 | SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo., pág. I/1,38,II/1,142 | SANTOS, Luis Reis - Os processos cientificos no estudo e conservação de pintura antiga. Porto: 1936, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - Oito séculos de Arte Portuguesa. Lisboa, pág. - | SOUTO, Alberto - Museu de Aveiro. Aveiro: 1926, pág. 24 | VASCONCELOS, Joaquim de - Arte Religiosa em Portugal. Porto: 1914/5, pág. - | XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura. Os descobrimentos portugueses e a Europa do renascimento. Lisboa: Presidencia do Conselho de Min, 1983, pág. 92 | |
|
|