MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, April 16, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AC.973
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Máscara do Korè
Author:
Desconhecido
Production Place:
Mali
Cultural Group:
Bamana
Date / Period:
XX A.D - XXI A.D
Material:
Madeira, cordão, couro.
Measurments (cm):
height: 52,3; width: 18,5;
Description:
Máscara em madeira que representa o rosto de uma hiena. O rosto apresenta contornos rectangulares. O focinho projecta-se na base da máscara com um formato paralelepipédico, com uma abertura que deixa antever um interior ôco. O nariz é recto e bem saliente, com um formato piramidal. Os olhos são duas aberturas ovais. A testa é esférica, com algumas ténues linhas incisas. De ambos os lados estão esculpidas duas orelhas erectas que acompanham o rosto desde a base da máscara e elevam-se um pouco acima do topo desta. Junto à parte posterior da máscara estão dois orifícios de cada lado, dois deles unidos um cordão e tira de cabedal.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ségou, Mali.
Origin / History:
Máscara utilizada pelo grupo Bamana em performances rituais da sociedade iniciática do Korè, durante a iniciação dos jovens rapazes no acesso ao seu estatuto de adultos. Este objeto faz parte de um conjunto mais vasto adquirido por Victor Bandeira durante a viagem que fez a África entre Novembro de 1960 a Outubro de 1961 acompanhado da pintora francesa e sua companheira da altura, Françoise Carrel, na qual passou pelo Mali, Senegal, Sudão, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gana e Nigéria. Em 1961 expõe a coleção que constituiu durante esta viagem na inauguração do Museu da Escola Superior de Belas Artes, no Porto. Nesta exposição conheceu Ernesto Veiga de Oliveira, estreitando-se a partir daí uma forte colaboração e relação de amizade com a equipa do museu, passando a adquirir grandes conjuntos de objetos para a constituição do seu acervo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits