MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, August 09, 2022    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AC.969
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Máscara Ndomo
Author:
Desconhecido
Production Place:
Mali.
Cultural Group:
Bamana
Date / Period:
XX A.D - XXI A.D
Material:
Madeira, cordão.
Measurments (cm):
height: 43,7; width: 13,8;
Description:
Máscara de madeira que representa um rosto com características humanas. O rosto tem um formato oval convexo. A boca consiste numa ranhura horizontal, sendo o lábio inferior desnivelado do superior. O nariz é recto, com um formato piramidal, e está esculpido numa superfície plana do rosto. Os olhos são duas aberturas circulares. A testa é esférica, com algumas ténues linhas incisas. De ambos os lados estão esculpidas duas pequenas orelhas com um formato rectangular. No topo da máscara encontra-se uma secção transversal recta da qual partem três chifres rectos paralelos. Junto à parte posterior da máscara apresenta um orifício de cada lado. No orifício da esquerda está fixo um cordão.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ségou, Mali.
Origin / History:
As máscaras Ndomo são um dos elementos das performances rituais de uma das sete sociedades de iniciação entre os Bamana e que está relacionada com a iniciação os rapazes antes da sua circuncisão. Este objeto faz parte de um conjunto mais vasto adquirido por Victor Bandeira durante a viagem que fez a África entre Novembro de 1960 a Outubro de 1961 acompanhado da pintora francesa e sua companheira da altura, Françoise Carrel, na qual passou pelo Mali, Senegal, Sudão, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gana e Nigéria. Em 1961, Victor Bandeira expôs a coleção que constituiu durante esta viagem na inauguração do Museu da Escola Superior de Belas Artes, no Porto. Nesta exposição conheceu Ernesto Veiga de Oliveira, estreitando-se a partir daí uma forte colaboração e relação de amizade com a equipa do museu, passando a adquirir grandes conjuntos de objetos para a constituição do acervo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits