MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, April 25, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AC.968
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Máscara Ndomo
Author:
Desconhecido
Production Place:
Mali
Cultural Group:
Bamana
Date / Period:
XX A.D - XXI A.D
Material:
Madeira, cera de abelha, cauris, feijões, cordão de fibras sintéticas.
Measurments (cm):
height: 45; width: 16;
Description:
Máscara de madeira que representa um rosto com características humanas. Tem um formato oval e a extremidade inferior pontiaguda. O nariz é recto, destacado e perfurado na base transversalmente. Os olhos consistem em dois orifícios quadrangulares. A testa apresenta uma saliência esférica e o topo da máscara tem três chifres paralelos erectos e o destacamento de um. A máscara apresenta algumas decorações (boca, contorno dos olhos, nariz, testa e chifres) com uma pasta (resina ou cera) sobre a qual foram aplicados alguns cauris. O objecto apresenta vários destacamentos destas decorações.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ségou, Mali
Origin / History:
As máscaras Ndomo são um dos elementos das performances rituais de uma das sete sociedades de iniciação entre os Bamana e que está relacionada com a iniciação os rapazes antes da sua circuncisão. Este objeto faz parte de um conjunto mais vasto adquirido por Victor Bandeira durante a viagem que fez a África entre Novembro de 1960 a Outubro de 1961 acompanhado da pintora francesa e sua companheira da altura, Françoise Carrel, na qual passou pelo Mali, Senegal, Sudão, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gana e Nigéria. Em 1961, Victor Bandeira expôs a coleção que constituiu durante esta viagem na inauguração do Museu da Escola Superior de Belas Artes, no Porto. Nesta exposição conheceu Ernesto Veiga de Oliveira, estreitando-se a partir daí uma forte colaboração e relação de amizade com a equipa do museu, passando a adquirir grandes conjuntos de objetos para a constituição do acervo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits