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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AV.499
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Actividades lúdicas
Denominação:
Marioneta
Título:
Sangut
Local de Execução:
Indonésia, Bali
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Pele de animal; madeira; osso (?); policromia; pêlo de animal
Dimensões (cm):
altura: 55,5; largura: 21,5;
Descrição:
Figura humana masculina em silhueta, feita de pele de animal, suportada ao centro por haste de madeira, prolongada por uma segunda haste de madeira. O maxilar inferior, os braços e antebraços são articulados e fixos por pregos de madeira ou osso situados nos ombros e cotovelos. Nas mãos estão presas duas hastes de madeira que permitem manipular os membros superiores. O maxilar inferior é manipulado por meio de um fio comprido e de uma pequena haste de madeira cosida à superfície, num dos lados da figura e localizada na zona dos olhos e orelha. Essa pequena haste funciona como uma alavanca sempre que o fio é puxado, Apresenta corpo na cor amarelo ou ocre. Face com olhos em semi círculo e zona superior da boca saliente e arredondada. Apresenta cabelo de cor preta, curto e decorado no topo da cabeça com uma madeixa de pêlo verdadeiro, Possui pescoço comprido, tronco descoberto com peito e barriga salientes, com desenho pintado de pêlos. Pulsos decorados com pulseiras douradas. Apresenta traje do tipo bulat genting, que representa veste muito curta de cor vermelha enrolada na cintura e virilhas, com duas pontas onduladas caídas. À cintura apresenta uma espada de cor branca, cozida à superfície da figura. Na haste apresenta etiqueta verde com o número 69.
Incorporação:
Compra - Anterior proprietário: desconhecido
Proveniência:
Indonésia, ilha de Bali, Krobokan
Origem / Historial:
Personagem também designada por Mangut. Esta marioneta é uma dos quatro personagens servo-palhaços, presentes na maioria das narrativas representadas no wayang kulit. Dèlem ou Melem, Merdah, Sangut ou Mangut e Tualèn. Estabelecem a ligação entre a história narrada e o público fazendo a tradução do antigo Balinês para o falado actualmente. São também os responsáveis pelos comentários cómicos e humorísticos que animam a plateia. Dèlem e Sangut são irmãos e a sua ascendência é desconhecida. São servos dos príncipes Korawa no repertório Mahabharata e do rei Rawana no Ramayana. Apesar dos seus poderes sobrenaturais, Dèlem é rude, desastrado, fascinado pela riqueza material e não distingue o bem do mal. Sangut é inteligente, perspicaz e imaginativo. Não aprova as acções do seu irmão Dèlem e tende a apoiar os Pandawa. No entanto mantém-se leal aos seus mestres. Objecto pertencente à colecção de 162 marionetas de teatro Wayang Kulit recolhida por Victor Bandeira na ilha de Bali, na Indonésia, em 1970. Pertence ao conjunto de 74 marionetas e 2 percurtores musicais recolhidos na aldeia de Krobokan, na fronteira entre os distritos de Badung e Tabanan. O conjunto restante de 86 marionetas foram recolhidas na aldeia de Munggu, no distrito de Badung. O teatro de marionetas de pele Wayang Kulit é composto por perfomances de caractér lúdico e ritual, sendo geralmente dividido em dois tipos não excluvisos: Wayang Lemah (performances diurnas de carácter ritual) e Wayang Peteng (performances nocturnas de carácter lúdico). O Wayang Kuilt balinês é composto pelo marionetista (dalang), os seus assistentes e uma orquestra de quatro músicos que produzem o acompanhamento musical e ritmos das personagens e histórias. Nesta colecção as narrativas mais representadas são as epopeias hindus Mahabharata e Ramayana, e a narrativa de origem popular balinesa, Calonarang. É provável que o conjunto recolhido em Munggu teatralizasse também o Wayang Kulit Sapu Leger, uma vez que existem as marionetas necessárias para esta performance (AV.557 Betara Sang Hyang Widi ou Tunggal; AV. 565 Tualèn; AV. 532 Kayonan ou Gunung; AV. 579 Bhatara Siwa). Esta performance é realizada para exorcizar as crianças nascidas na semana wayang (wuku wayang) e protegê-las do demónio Bharata Kala. Realiza-se durante a noite, na casa da família da criança. Os pés das marionetas referidas são introduzidas em água, que se torna pura e cantam-se versos. A mesma água é em seguida lançada sobre a criança. Nas várias performances a maioria das personagens interage em Kawi (antiga língua javanesa) e apenas as personagens chamadas de servos-palhaços (Dèlem ou Melem, Merdah, Sangut e Tualèn) falam o dialecto local da aldeia onde a performance está a ser realizada. Repetem para o público as partes mais importantes do que as personagens falaram entre si, introduzindo comentários cómicos que divertem a assistência. Em traços gerais a narrativa Mahabharata relata os vários episódios relacionados com a rivalidade entre os irmãos Pandawa e os seus primos Korawa, que lutam pelo direito ao trono do reino de Hastinapura. Um dos episódios mais teatralizados é a grande batalha, Bharatayuddha, na qual muitas das personagens interagem, dando origem a diferentes tipos de acções narrativas, como cenas de batalha com traições, combates e mortes ou o discurso inicial da batalha, feito pela personagem Kresna, sobre o objectivo final de uma guerra e os deveres dos verdadeiros guerreiros. A narrativa Ramayana relata episódios da vida do deus Rama, sendo um dos mais populares o rapto de sua mulher Sita pelo demónio e rei Ravana. Para recuperá-la, Rama alia-se ao exército de macacos do Rei Sugriva, contando também com a ajuda do macaco Anoman, personagem dotada de poderes sobrenaturais. A narrativa Calonarang tem origem na Indonésia e é indicada como semi-histórica ou lendária. Em Bali a versão mais conhecida foi traduzida do antigo Kawi e conta a história de Rangda, uma bruxa que amaldiçoa o reino de Daha com várias epidemias e secas, vingando-se do facto da sua filha Ratna ser recusada por vários homens nobres da corte do rei Airlangga. Rangda e as suas pupilas dançam no cemitério com a protecção e o poder da deusa Durga. O rei pede ajuda ao sábio Mpu Bharada que casa o seu jovem assistente Brapula com a filha de Rangda. Após a lua-de-mel, Brapula decobre que a forma de derrotar Rangda é ler de trás para a frente um pequeno livro de magia. Ao fazê-lo Mpu Bharada ressuscita todas as vítimas de Rangda e mata a bruxa. O Wayang Calonarang (Wayang Kulit da narrativa de Rangda) é realizado especialmente como teste às capacidades do dalang, nomeadamente, os seus conhecimentos teóricos na arte de Wayang Kulit, os seus podereres de improviso e a sua coragem para apaziguar o poder maléfico de Durga.
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Autor: António Rento Localização: Arquivo de Imagem

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