Origem / Historial:
Na ficha manual a peça tem a designação de "Figurado de barro" e o nome local de "Canalha no recreio (quadro) ". No entanto optei por utilizar a designação "Crianças no recreio".
A peça deu entrada no Museu em 1966.
Rosa Ramalho
Nota biográfica
"O paradoxo essencial e todos os equívocos da "arte popular" encontram-se de modo particularmente fecundo nesta mulher baixinha e veemente, que nunca leu um livro, mas personifica uma cultura e possuía o dom dos símbolos com que desde sempre o Homem procurou exprimir-se. Criação ou tradição, revelação e linguagem pessoal de um mundo original e único, ou mero reproduzir artesanal de imagens herdadas de um obscuro passado anónimo?"
(Oliveira, Ernesto Veiga de, Art Populaire - Portugal, Europália, 1991)
Rosa Ramalho nasce a 14 de Agosto de 1888, na freguesia de Santa Maria de Galegos, Barcelos. Aprende a trabalhar com o barro aos sete anos, com uma vizinha que tratava por tia. A arte do figurado só a retomará muito mais tarde, uma vez que primeiro o pai e, posteriormente, a profissão do marido (moleiro) e os muitos filhos, a impedem de se dedicar a esta actividade.
Rosa Ramalho começa a vender as suas figuras, cuja modelação só retomará após a morte do marido e com os filhos já adultos, nas feiras realizadas regularmente nesta região. O impacto e a fama produzidos pelo seu trabalho, e a tardia projecção da ceramista, na década de 50, quando esta se encontrava já perto dos 70 anos, ultrapassam o limite circunscrito da região onde nasceu, Barcelos, chegando ao Porto, através da sua descoberta por por António Quadros (foi ele o responsável pela primeira reportagem publicada sobre Rosa Ramalho), da consequente divulgação do seu trabalho na Escola Superior de Belas Artes do Porto, e da Exposição colectiva organizada na Galeria Alvarez, do Porto, em 1956.
A importância atribuída a todas as formas e expressões de arte popular durante o Estado Novo transformam Rosa Ramalho numa verdadeira imagem de propaganda do regime, apesar desta manter sempre uma relativa autonomia face ao mesmo. O impacto produzido pela sua obra, que ainda hoje, passados 28 anos desde a sua morte (1977), continua a despertar fascínio além fronteiras, fez dela uma referência para personalidades de todos os quadrantes, da política às artes e espectáculos.
As representações e temáticas mais exploradas ultrapassam os limites do real (cenas do quotidiano) fundindo-se com o universo onírico, do mito, da fábula e da metamorfose, em que as figuras monstruosas, os animais insólitos e os demónios, passam a ser uma marca evidente do seu trabalho. As representações religiosas, como a Última Ceia e os Cristos (pintados, vidrados ou na cor natural) são também uma constante, diferenciando-se dos outros ceramistas pelos seus traços desproporcionados e pelo carácter minimalista e ingénuo com que são representados. Não se tratam de representações realistas e rigorosas, mas sim testemunhos fíeis da sua forma de entender o mundo. Segundo a própria, "Eu só faço o que me apetece fazer" ou "Isto é o que me vem à cabeça". (in "Nomes de Rosa", Cultus - O Mistério e o Maravilhoso nos artefactos Portugueses, Feira Internacional de Artesanato, 2001, p.120).