MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 7 de julho de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AM.740
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Artes plásticas
Denominação:
Tampa de panela
Autor:
Desconhecido
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 5,8; diâmetro: 9,5;
Descrição:
Tampa de panela de formato discóide feita em madeira enegrecida pelo fumo. No seu topo apresenta várias figuras talhadas na própria madeira. Esta é uma extensão das tampas de panela comuns, utilizada para tapar os cântaros de água. É de pequeno tamanho e a madeira não está escurecida já que não foi usada para cozinhar. Ao centro apresenta uma sineta dupla. À frente e atrás do elemento central um ciala-mioko e em ambos os lados uma concha zinga. No bordo apresenta uma cercadura simples incisa.
Incorporação:
Compra
Origem / Historial:
As tampas de panela de Cabinda representam, nas suas figurações, provérbios que servem como meio de comunicação no âmbito familiar. São entregues durante as refeições com a função utilitária de tampa mas, ao mesmo tempo, ficam à vista dos membros da família para que estes realizem uma interpretação conjunta da mesma. A colecção é constituída por um total de 290 objectos colectados em Angola, na região de Cabinda, entre os grupos culturais Woyo e Kakongo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica