MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 20 de novembro de 2018    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
2320
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de José Isidoro Guedes, 1.º Visconde de Valmor
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 119; largura: 92;
Descrição:
Retrato do 1.º Visconde de Valmor, José Isidoro Guedes, de perfil 3/4, voltado à esquerda, sentado, com as pernas cruzadas, sobre uma cadeira de braços com estofo adamascado vermelho. Figura com grande dignidade e sóbria imponência. O rosto, demarcado por bigode e pêra, apresenta-se emoldurado por cuidada cabeleira. Veste terno e laço escuros, sobre camisa branca. A sublinhar a sua condição social, ostenta um anel de ouro no dedo mindinho esquerdo, botões de punho do mesmo e uma insígnia vermelha na lapela do casaco. A figura é iluminada por um clarão que se desprende do fundo liso, de tom verde.
Incorporação:
Doação - Oferta: D. Isabel Raposo Osório
Origem / Historial:
O 1.º Visconde de Valmor, José Isidoro Guedes, foi tio do poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira. O Museu de Lamego possui um segundo retrato do Visconde, oferecido por D. Glória do Carmo Fernandes Graça, que foi elaborado a partir de fotografia, em 1864, para figurar na galeria dos sócios beneméritos da "Associação de Socorros Mútuos da Nossa Senhora dos Remédios da Cidade de Lamego". O 1º e 2 º Viscondes de Valmor, José Isidoro Guedes e Fausto de Queiróz Guedes, residiram no Palácio de Valmor, em Lisboa. Foram bisavô e avô de D. Ema Guedes Teixeira Vieira de Magalhães, casada com Aarão Moreita de Magalhães, por sua vez, sobrinha do poeta Fausto Guedes Teixeira, que fez uma importante doação ao Museu de Lamego.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica