MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
100
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cristo a Caminho do Calvário
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C.
Matéria:
Oleo
Suporte:
Cobre
Técnica:
Óleo sobre cobre
Dimensões (cm):
altura: 33; largura: 26;
Descrição:
Representação da narrativa bíblica: «Cristo a caminho do Calvário». Composição centralizada, com figura masculina em primeiro plano, representando Cristo, dominando toda a cena. Este prostra-se no chão, sucumbindo ao brutal peso do lenho que carrega descrevendo uma diagonal que a cruz acentua. Apoia o corpo sobre o joelho e a mão direita, voltando para trás a cabeça coroada de espinhos, num gesto dirigido à Virgem que se encontra atrás de si genuflectida, o olhar imóvel e as mãos unidas e erguidas em oração. Junto desta, num plano anterior as figuras representativas de Simão de Cireneu, que o ajuda a sustentar a cruz e de Verónica segurando e olhando o véu branco com que lhe havia limpo o rosto, permanecendo aqui gravado eternamente. Á frente, ladeando o braço horizontal da Cruz, dispoem-se os carrascos, habitualmente representados como soldados romanos, surgem aqui numa iconografia mais solta envoltos nas suas túnicas cingidas e calções, com os cabelos claros e as expressões jocosas, arrastando e puxando Jesus pela corda, brandindo o chicote ou batendo com a lança no seu corpo. Num plano recuado imagem de homem e mulher a cavalo que à distancia testemunham e acompanham a dura provação. Uso de uma paleta contrastante e viva com domínio dos verdes, brancos e vermelhos, numa composição dinâmica de múltiplos jogos de linhas, verticais, horizontais, diagonais, e da elipse definida pela própria disposição das personagens, convergentes para a centralidade de Cristo. Os resplendores que circundam a cabeça de Cristo e da Virgem e o filete que acompanha o pregueado dos panejamentos ajudando a definir os volumes e as formas, atribui um apontamento gráfico à obra que um fundo de ténue paisagem destaca.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica