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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AN.193
Supercategory:
Etnologia
Category:
Corpo
Name:
Pente
Author:
Desconhecido
Production Place:
Brasil / Região Norte - Amazónia / Amazonas - Rio Negro
Date / Period:
XX A.D
Material:
Fibras vegetais, madeira, fio de lã, cabelo, penas.
Measurments (cm):
height: 20; width: 15,1;
Description:
Pente-adorno de forma rectangular constituído por várias tiras vegetais e dois segmentos rectos, em madeira. As tiras apresentam-se dobradas ao meio, dispostas paralelamente e unidas entre si, em quase toda a sua altura, por fibras vegetais e faixas, alternadas, de fios de lã de cor castanho-claro e de fios de cabelo de cor castanho-escuro. Um dos segmentos atravessa a extremidade onde as tiras se encontram dobradas. O outro segmento, fixado próximo da extremidade oposta através de fibras vegetais, apresenta nas extremidades dois tufos de penas de tons vermelho e branco. A peça apresenta, ainda, dois tufos de três penas de cor branca, fixados a uma tira. As tiras são de tom castanho-claro.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Coordenadas: Amazonas - Rio Negro
Origin / History:
Na ficha manual a designação da peça é Adorno de cabeça, no entanto optei por utilizar a denominação Pente-adorno, uma vez que a peça assemelha-se a um pente e é usada como adorno na parte detrás da cabeça. Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira: Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região. Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios. Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil. Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil. Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia. A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
 
     
     
   
     
     
     
 
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