MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 18 de novembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Alberto Sampaio
N.º de Inventário:
MAS TD 38
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Lenço
Autor:
Desconhecido
Datação:
1956 d.C. - 1975 d.C.
Matéria:
Algodão
Técnica:
Tafetá
Dimensões (cm):
altura: 54,5; largura: 55;
Descrição:
Lenço em algodão branco, bordado a fio de algodão avermelhado. O bordado é composto por motivos geométricos, silvas, uma chave, quatro cruzes gregas, três galos, três cães, quatro jarras com ramos florais estilizados, uma coroa, um par de corações, e o nome "JOZE PREIRA" ornado. Possui versos, também estes bordados, dispostos em três cercaduras e pode ler-se: «ABR. U LÊNÇO I BRAS / INCONTRRAS. / NOSUS CURAÇÔES. UNIDUS. / RECEVE. AMÔR. EM. LÊNBRANÇA. / NOCA TE ISQUESSAS DE MIN». Remata com renda formando corações e flores.
Origem / Historial:
A peça pertence ao Grupo Folclórico da Corredoura fundado em 1956 na freguesia de S. Torcato, concelho de Guimarães. Sendo um dos mais antigos agrupamentos etnográficos é representativo de um tipicismo local, e teve desde os primeiros momentos a seu cargo um verdadeiro trabalho de pesquisa e recolha de costumes, tradições e peças de vestuário da sua região.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica