MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de setembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Alberto Sampaio
N.º de Inventário:
MAS TD 38
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Lenço
Autor:
Desconhecido
Datação:
1956 d.C. - 1975 d.C.
Matéria:
Algodão
Técnica:
Tafetá
Dimensões (cm):
altura: 54,5; largura: 55;
Descrição:
Lenço em algodão branco, bordado a fio de algodão avermelhado. O bordado é composto por motivos geométricos, silvas, uma chave, quatro cruzes gregas, três galos, três cães, quatro jarras com ramos florais estilizados, uma coroa, um par de corações, e o nome "JOZE PREIRA" ornado. Possui versos, também estes bordados, dispostos em três cercaduras e pode ler-se: «ABR. U LÊNÇO I BRAS / INCONTRRAS. / NOSUS CURAÇÔES. UNIDUS. / RECEVE. AMÔR. EM. LÊNBRANÇA. / NOCA TE ISQUESSAS DE MIN». Remata com renda formando corações e flores.
Origem / Historial:
A peça pertence ao Grupo Folclórico da Corredoura fundado em 1956 na freguesia de S. Torcato, concelho de Guimarães. Sendo um dos mais antigos agrupamentos etnográficos é representativo de um tipicismo local, e teve desde os primeiros momentos a seu cargo um verdadeiro trabalho de pesquisa e recolha de costumes, tradições e peças de vestuário da sua região.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica