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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
17 - D
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora
Título:
Anunciação
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Guarda. Portugal.
Oficina / Fabricante:
Maneirista regional.
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira de carvalho, óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo sobre madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 128; largura: 62;
Descrição:
Pintura representando a Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, anjo ajoelhado em primeiro plano à esquerda, a Virgem vestida de túnica rosa e manto verde escuro, ajoelhada de mãos cruzadas. À direita entre os dois, livro sobre almofada, com ramo de flores brancas em jarra de prata atrás, no canto inferior esquerdo bastão dourado à volta do qual se enrola uma fita branca com os dizeres: AVE GRATIA PLENA. Um tapete de motivos florais em fundo vermelho cobre parte do chão. Ao fundo, parede de pedra cinzenta com contraforte, com abertura ao centro, por onde se vislumbra paisagem montanhosa. Na parte superior, o Espírito Santo sob a forma de pomba, faz incindir um faixe de luz sobre a Virgem; rodeiam-no quinze anjos sobre nuvens dos quais um à esquerda toca alaude e três à direita tocam respectivamente um harpa, e dois instrumentos sopro de madeira, enquanto outro canta, segurando partitura.
Origem / Historial:
Origem: Santa Casa da Misericordia da Guarda. Deposito da Santa Casa da Misericordia da Guarda em 1940. Deposito renovado pelo auto 2/90 de 27 de Novembro de 1990 Em 26 de Janeiro de 1994 o professor Dr. Victor Serrão: esta pintura propriedade da Santa Casa da Misericordia da Guarda, deverá ser procedente de uma capela ou igreja que se tornou dependente da Santa Casa, pois esta ainda não existia no tempo da pintura, pois o seu compromisso é de 1661. Tabua Regional do Ciclo Maneirista Italianizante do 1º Quartel do Seculo XVII. Datara de cerca de 1610 - 1620 e inspira-se em conhecidos gravadores flamengos maneiristas (Cornelis Cort e Martin de Vos). A peça tem estilo, e dentro do seu nivel Regional, alguns bons "Pessoalismos" e aberturas cromaticas agradaveis, dentro da tradiç~~ao lisboeta de Simao Rodrigues. Deve ser do artista (quem sabe de de Jero- nimo Ferreira, nascido na Guarda em 1589, tendo em 1634 um processo na Inquisiçao, unico pintor documentado na Guarda por esses anos ?), que fez pelos mesmos anos o retabulo da Misericordia de Proença - a - Velha. Em 2004 apos um novo estudo para a publicaçao do Roteiro do Museu da Guarda atribui a sua autoria a pintor desconhecido.

Bibliografia

Património Musical da Guarda. Exposição Documental. Guarda: Museu da Guarda, 1990, pág. -

Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004. , pág. 52 - 53

 
     
     
   
     
     
     
 
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