Origem / Historial:
Origem: Santa Casa da Misericordia da Guarda.
Deposito da Santa Casa da Misericordia da Guarda em 1940.
Deposito renovado pelo auto 2/90 de 27 de Novembro de 1990
Em 26 de Janeiro de 1994 o professor Dr. Victor Serrão: esta pintura propriedade da Santa Casa da Misericordia da Guarda, deverá ser procedente de uma capela ou igreja que se tornou dependente da Santa Casa, pois esta ainda não existia no tempo da pintura, pois o seu compromisso é de 1661.
Tabua Regional do Ciclo Maneirista Italianizante do 1º Quartel do Seculo XVII. Datara de cerca de 1610 - 1620 e inspira-se em conhecidos gravadores flamengos maneiristas (Cornelis Cort e Martin de Vos).
A peça tem estilo, e dentro do seu nivel Regional, alguns bons "Pessoalismos" e aberturas cromaticas agradaveis, dentro da tradiç~~ao lisboeta de Simao Rodrigues. Deve ser do artista (quem sabe de de Jero-
nimo Ferreira, nascido na Guarda em 1589, tendo em 1634 um processo na Inquisiçao, unico pintor documentado na Guarda por esses anos ?), que fez pelos mesmos anos o retabulo da Misericordia de Proença - a - Velha.
Em 2004 apos um novo estudo para a publicaçao do Roteiro do Museu da Guarda atribui a sua autoria a pintor desconhecido.