Origem / Historial:
Origem: Santa Casa da Misericórdia da Guarda.
Depósito da Santa Casa da Misericórdia da Guarda em 1940.
Depósito renovado pelo auto 2/90 de 27 de novembro de 1990.
Em 26 de janeiro de 1994 o professor Dr. Victor Serrão: esta pintura propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, deverá ser procedente de uma capela ou igreja que se tornou dependente da Santa Casa, pois esta ainda não existia no tempo da pintura, pois o seu compromisso é de 1661. Tábua Regional do Ciclo Maneirista Italianizante do 1º Quartel do Seculo XVII. Datada de cerca de 1610 - 1620 e inspira-se em conhecidos gravadores flamengos maneiristas (Cornelis Cort e Martin de Vos). A peça tem estilo, e dentro do seu nível Regional, alguns bons "Pessoalismos" e aberturas cromáticas agradáveis, dentro da tradição lisboeta de Simão Rodrigues. Deve ser do artista (quem sabe de Jerónimo Ferreira, nascido na Guarda em 1589, tendo em 1634 um processo na Inquisição, único pintor documentado na Guarda por esses anos ?), que fez pelos mesmos anos o retábulo da Misericórdia de Proença - a - Velha.
Em 2004 após um novo estudo para a publicação do Roteiro do Museu da Guarda atribui a sua autoria a pintor desconhecido.