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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Guarda
Inventory number:
1731
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Santa Luzia e Santa Mártir
Title:
Santa Luzia Siracusa e Santa Mártir (titulo iconográfico); Santa Luzia e Santa Mártir (titulo vulgarizado).
Author:
Mestre desconhecido à maneira de Agostino Carracci
Production Place:
Viseu ?. Coimbra?.
Workshop:
Maneirista italinizante.
Date / Period:
XVI A.D - XVII A.D
Material:
Madeira de castanho, óleo.
Holder:
Madeira de castanho.
Technique:
Óleo s/ madeira de castanho.
Measurments (cm):
height: 143,5; width: 92,5;
Description:
Santa Luzia e Santa Mártir, figuras de corpo inteiro, meio perfil com as cabeças levemente viradas, mantos vermelhos. Santa Luzia segura na mão direita bandeja com olhos, na mão esquerda palma; Santa Martir à direita, tem na mão esquerda um livro e na direita uma palma. Entre as duas figuras esteve colocado, a crer nas marcas visiveis de pregos, um elemento de escultura adossado ao suporte (eventualmente um Cristo crucificado).
Incorporation:
Outro - Desconhecido
Origin / History:
Origem: Badamalos - Sabugal. Segundo inventário sem data do Museu Regional da Guarda, terá pertencido a um retábulo. O estudo do professor Vitor Serrão, em 26 de Janeiro de 1994, diz pintura do ciclo maneirista regional do principío do Século XVII, de fino desenho, segue modelo, erudito inspirado no «reportório» lisboeta (tradição Diogo Teixeira...), e tem base em gravados italo-flamengos conhecidos. Boa qualidade de desenho, dentro do nível periférico-provincional em que a peça se afirma. Em 2004, o mesmo professor, Vitor Serrão, após estudo para publicação do Roteiro do Museu da Guarda, diz: um painel desta fase maneirista que representa Santa Luzia e Santa Mártir peça da transição do século XVI para o XVII. A figura da direita, sem atributo visivel, além da palma na mão esquerda e do livro encadernado na direita, já foi interpretada como Santa Eufémia, embora sem atestação segura. Entre as duas figuras esteve colocado, a crer nas marcas visíveis de pregos, um elemento de escultura adossado ao suporte (eventualmente um Cristo Crucificado). Pode ter vindo para a Guarda por encomenda num centro artistico mais evoluido, como seja o caso de Viseu, Coimbra, Covilhã ou mesmo de origem Castelhana. Segundo informação do mesmo Professor em 21 de Junho de 2004 a tábua é inspirada num gravado de Agostino Carraci com Santa Ágata e Santa Luzia de 1583.
 
     
     
   
     
     
     
 
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