MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, April 24, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Guarda
Inventory number:
880
Supercategory:
Arte
Category:
Armas
Name:
Alabarda de Sargento
Title:
Alabarda
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal.
Date / Period:
1740 A.D - 1760 A.D - Meados do Século XVIII.
Material:
Ferro, madeira.
Measurments (cm):
height: 38,5;
Description:
Ponta flamejante, atravessada por uma lâmina com uma extremidade em forma de meia lua, opondo-se-lhe do outro lado uma lâmina em forma de coração. Espigão, acha, bico e encabadouro forjados numa só peça. O encabadouro tem dois orifícios. O cabo é recente, e tem secção circular.
Incorporation:
Doação - Desconhece-se o nome do doador.
Origin / History:
Encontrada no interior do Castelo de Alfaiates - Sabugal. Desconhece-se o nome de quem a encontrou e a entregou entre os anos de 1956 - 1958, aos Drs. Arsénio Rodrigues da Silva e Adriano Vasco Rodrigues com a finalidade de ser incorporada no então designado Museu Regional da Guarda. Esta informação foi prestada pelo Dr. Arsénio Rodrigues da Silva, na década de noventa ao Museu da Guarda. Alabarda é uma arma composta por uma haste longa rematada por uma peça pontiaguda, atravessada por uma lâmina de machado com um gancho ou esporão na sua traseira. Tem portanto, tripla função: pode estucar com a ponta como se fosse lança, cortar com a lâmina como machado ou agarrar combatentes montados com o gancho ou esporão. A alabarda deixou de ser usada como arma no início do Século XVIII, quando as armas de fogo de pederneira se tornaram comuns. Continuou a ser usada pelos Sargentos de Infantaria como insígnia de posto e arma de defesa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits