MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
880
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Armas
Denominação:
Alabarda de Sargento
Título:
Alabarda
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal.
Datação:
1740 d.C. - 1760 d.C. - Meados do Século XVIII.
Matéria:
Ferro, madeira.
Dimensões (cm):
altura: 38,5;
Descrição:
Ponta flamejante, atravessada por uma lâmina com uma extremidade em forma de meia lua, opondo-se-lhe do outro lado uma lâmina em forma de coração. Espigão, acha, bico e encabadouro forjados numa só peça. O encabadouro tem dois orifícios. O cabo é recente, e tem secção circular.
Incorporação:
Doação - Desconhece-se o nome do doador.
Origem / Historial:
Encontrada no interior do Castelo de Alfaiates - Sabugal. Desconhece-se o nome de quem a encontrou e a entregou entre os anos de 1956 - 1958, aos Drs. Arsénio Rodrigues da Silva e Adriano Vasco Rodrigues com a finalidade de ser incorporada no então designado Museu Regional da Guarda. Esta informação foi prestada pelo Dr. Arsénio Rodrigues da Silva, na década de noventa ao Museu da Guarda. Alabarda é uma arma composta por uma haste longa rematada por uma peça pontiaguda, atravessada por uma lâmina de machado com um gancho ou esporão na sua traseira. Tem portanto, tripla função: pode estucar com a ponta como se fosse lança, cortar com a lâmina como machado ou agarrar combatentes montados com o gancho ou esporão. A alabarda deixou de ser usada como arma no início do Século XVIII, quando as armas de fogo de pederneira se tornaram comuns. Continuou a ser usada pelos Sargentos de Infantaria como insígnia de posto e arma de defesa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica