MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1015
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Augusto Gil
Título:
Retrato de Augusto Gil (titulo do autor)
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Tela, óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 68; largura: 56;
Descrição:
Retrato do poeta Augusto Gil, aparentemente inacabado, com um pormenorizado trabalho da cabeça representando um homem, com cabelo curto e bigode, colocado a 3/4, olhando o observador.
Incorporação:
Doação - João Carlos Nunes da Palma
Origem / Historial:
Este quadro foi oferecido pelo mestre Columbano a João Carlos Nunes da Palma, que nos últimos anos da sua vida prometeu ao Dr. Alfredo Filipe, oferece-lo ao Museu da Guarda para a sala Augusto Gil. Mestre Columbano, Nunes da Palma e Augusto Gil eram grandes amigos. Após a morte de Nunes da Palma, a sua viúva Dona Maria da Glória Araújo Palma e a sua filha Dona Maria Emília Araújo Palma Bandeira de Lima, cumpriram o voto de seu marido e pai, entregando-o ao Dr. Alfredo Filipe com destino ao Museu da Guarda. Reunião Ordinária da Junta Distrital da Guarda em 4 de Março de 1974: "Empréstimo de quadros do Museu: Foi indeferido o pedido do Sr. José Luís Rebelo desta cidade, para que lhe fossem emprestados dois quadros do Museu... ". Pintura estudada pela Dr.ª Isabel Falcão em 2004 (Mestra em História da Arte Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica