Origem / Historial:
Esta pintura foi comprada pelo Museu Nacional de Arte Antiga a um antiquário do Porto ( Alberto Silva ), em 30 de Novembro de 1920, e passou para a colecção do Museu de Alberto Sampaio em 1952, regressando assim ao património da cidade de Guimarães, pois que uma fonte dos meados do século XVIII atesta a sua proveniência do mosteiro hieronimita de Santa Marinha da Costa. O manuscrito "Tratado histórico. Catálogo Priores do Real Mosteiro da Costa de Guimarães "(CF. Boletim de Trabalhos Históricos, Vol. XIX e SS., Guimarães, 1957-62 ), datado de 1748 e geralmente atribuído a Frei Francisco Xavier Pereira Camello, refere a certo passo as pinturas que se encontravam no claustro "antigo" do Mosteiro da Costa: "Está ornado de primorozos quadros em os quatro angulos, dous dos quais foram da Sanchristia velha, hum Descendimento da Cruz, do Senhor, e outro em que estão pintados S. Martinho, S. Vicente e S. Sebastião obra do nosso famoso Frey Carlos, feita no anno de 1534, como consta do Quadro do Descendimento (...)".
Pedido por Alfredo Guimarães ao Director Geral do Ensino Superior e das Belas Artes pelo Ofício número 7, de 25 de Outubro de 1952.
Informação ao Museu Nacional de Arte Antiga sobre o despacho do Ministro da Educação Nacional de 14 de Novembro de 1952 permitindo o ingresso no Museu de Alberto Sampaio (Ofício número 19 de 4 de Dezembro de 1952).