MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 25 de junho de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Traje e da Moda
N.º de Inventário:
24695
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Conjunto (duas peças)/Feminino
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Porto
Datação:
1890 d.C. - 1900 d.C. - Finais do século XIX
Matéria:
Corpo: seda cinzenta escuro; seda preta; fio de seda creme; fio de seda cinzento; algodão cinzento; algodão preto; Saia: seda cinzento claro; algodão castanho; algodão branco.
Técnica:
Corpo: cetim; mousseline; tecido bordado; sarja; Saia: cetim; sarja; renda creme.
Dimensões (cm):
altura: Corpo: 44,5; Saia (Fte.): 100; Saia (Atrás): 155; largura: Corpo (Ombros): 29,2; Saia (Cintura): 58;
Descrição:
Corpo de cetim de seda cinzento claro, justo e armado com barbas. Decote redondo com cós alto totalmente pregueado que se prolonga para o peitilho, formando bico e abrindo na parte inferior em "papo de rola". Na parte posterior do cós, aplicações de forma de forma triangular do mesmo cetim. A ladear o peitilho, dois panos do mesmo tecido formando três pregas voltadas para dentro, que unem na extremidade inferior. Manga justa a 3/4, ligeiramente franzida na parte superior e no cotovelo. Costas cintadas formadas por três panos, sendo o central mais largo que os laterais. Sobre o peitilho, a guarnecer o cós da parte detrás e prolongando nos panos laterais da frente, a guarnecer as cavas e a extremidade inferior das mangas, aplicação de galão de mousseline de seda preta, bordada e recortada com fios de seda creme e cinzento, formando motivos florais, vegetalistas e laçadas. Forro de sarja de algodão cinzento com aplicação na frente de cetim de seda. Aperta no forro e no peitilho com colchetes de metal pobre dourado. Aplicação de fita de cintura de sarja de algodão preto, com inscrição: "FILOMENA E. P. NOVAES/PORTO". Saia comprida com grande cauda, de cetim de seda cinzento claro. Frente formada por pano central ladeado por duas pregas voltadas para dentro e ligeiramente sobrepostas na parte superior. Dos lados, pregas idênticas às da frente. Atrás, dois machos ladeados por pregas e unidos na parte superior. Na frente, sobre a parte superior das pregas, aplicação de galão idêntico ao do corpo formando bico na extremidade inferior. Forro de sarja de algodão castanho, com aplicação de tira do mesmo tecido do vestido, guarnecida na extremidade com fita de seda cinzenta. Na parte interior, aplicação de largo folho pregueado e enfomado de tecido de algodão branco guarnecido com renda creme. Aperta atrás com colchetes de metal pobre pintado de preto.
Incorporação:
Compra - Guilherme Braga

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Mode Portugaise: La Révélation

Armazéns Printemps, Paris

1999-09-02

1999-09-18

A Moda do Século, 1900-2000

Piso 1, Museu Nacional do Traje, Lumiar, Lisboa

2000-07-26

2004-05-31

Trajes Reais: D. Amélia e D. Manuel II

Piso 1, Museu Nacional do Traje, Lumiar, Lisboa

2007-11-27

2010-01-18

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica