MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Traje e da Moda
N.º de Inventário:
30508/1
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Vestido de noiva/Feminino
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Brasil
Datação:
1838 d.C.
Matéria:
Seda branca; pérolas; missangas.
Técnica:
Tule; tecido bordado.
Dimensões (cm):
altura: 153 cm; largura: Ombros: 55,5 cm; comprimento: Mangas: 39 cm;
Descrição:
Vestido de noiva de tule de seda branca, bordado mecanicamente, formando grandes motivos florais e vegetalistas. Corpo cortado a direito, cintado e ablusado. Extremidade inferior do corpo recortada, formando pequenos bicos. Corpo franzido com aplicação, na cintura, de rouche de tule, terminando com folho do mesmo tecido. Atrás, abertura central ladeada de pregas. Decote em barco, recortado à frente e atrás. Ombros ligeiramente descaídos, com aplicação de pequenas pérolas, alternando com missangas. Manga comprida e franzida na frente, com pregas soltas atrás. Na extremidade interior, aplicação de folho bordado do mesmo tule. Sobre o remate do folho, tira de tule cortada em viés com aplicação de pequeno laço. Saia comprida, franzida e com larga barra bordada. Extremidade dos folhos e da saia bordados e recortados. Aperta atrás com colchete. Decote, tira da cintura e das mangas com aplicação de missangas prateadas e pérolas.
Incorporação:
Doação - Maria Eugénia Anacoreta Viana de Paiva Boléo
Origem / Historial:
Pertenceu a Maria Cesarina d'Almeida, bisavó da doadora, que casou a 8 de Dezembro de 1838 no Rio de Janeiro, com João Bernardo de Almeida, natural de Penamacor, médico de bordo nos navios para a Índia. Numa das suas viagens ao Brasil, conheceu Maria Cesarina e aí se radicalizou. Tiveram 11 filhos. Mais tarde, vieram residir para Lisboa. História do conhecimento dos noivos relatada pela doadora: o Dr. João Bernardo foi visitar a mãe de Maria Cesarina, porque esta se encontrava doente. Quando se dirigia para o quarto, tropeçou nos brinquedos da menina, que não gostou da atitude. Mais tarde, quando a menina se queixava do gesto do Dr. João Bernardo, a mãe gracejou dizendo "Ainda vais casar com ele" ao que ela respondeu "Nunca". Ela tinha cerca de 15 anos, ele cerca de 30. Casaram em 1838.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica