MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu José Malhoa
N.º de Inventário:
Pin 113
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
Primavera
Datação:
1933 d.C. - Época Contemporânea
Matéria:
Pastel
Suporte:
Papel
Técnica:
Desenho a pastel
Dimensões (cm):
altura: 30; largura: 23;
Descrição:
Uma figura feminina, de costas, compõe as flores de sardinheira que começam a despontar num pote de barro. A figura irrompe, em primeiro plano, do canto inferior direito, a cabeça com o cabelo escuro apanhado num carrapito e o busto parcialmente visível. O branco da camisa prolonga-se pelas flores que marcam o sentido diagonal do murete, em perspectiva, dividindo a composição entre a zona exterior de sol e a zona de sombra. A direcção da cabeça, a linha branca das flores e o murete definem o sentido diagonal da composição, delineado do canto inferior direito para a lateral esquerda, ligeiramente acima da linha média horizontal da composição. Num sentido oposto, os raios de sol passam por entre as plantas, acima do murete e projectam a sua sombra no chão de terra batida. Na parte superior da pintura, concentram-se as manchas coloridas de verdes e rosas da vegetação.
Incorporação:
Doação - Oferta de Maria José Malhoa e Silva
Origem / Historial:
Esta obra foi pintada em Figueiró dos Vinhos em 1933, ano da morte de José Malhoa e encontrava-se no "Casulo", nome por que era conhecida a sua casa. Foi oferecida a este Museu por Maria José Malhoa e Silva, irmã do pintor. Em 1940, ano da inauguração do Museu Provincial de José Malhoa, este pastel foi entregue à Junta de Província da Estremadura.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica