MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu José Malhoa
N.º de Inventário:
Pin 202
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
A Perrice
Autor:
Pinto, Henrique (Cacilhas, 1853 - Figueiró dos Vinhos, 1912)
Datação:
1894 d.C. - Época Contemporânea
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 90; largura: 130,5;
Descrição:
Representação de uma cena campestre num terreno plano com ervas rasteiras, atravessado por um regueiro de água em tons castanhos, oblíquo, subindo da extremidade inferior esquerda ao centro da composição. No lado direito, direccionada para o lado esquerdo, uma criança finca o seu pé direito no chão e o outro no ar, encontrando-se em desequilíbrio ao tentar fazer passar uma cabra, à sua frente, que teima em não se mexer e atravessar o fio de água. Com o olhar dirigido para a cabra, segura um cordel preso a ela, ao nível do peito, com o seu braço direito esticado, mão ao centro da composição e a outra recuada a puxar firmemente. Veste camisa branca de mangas arregaçadas e calças, cinza acastanhado, com dobras nos canos. A cabra tem o pêlo em tons dourados e brancos. Uma mancha em verdes escuros, de arvoredo e construções rudimentares, tem uma forma triangular atravessando a composição, obliquamente, subindo do terço lateral, inferior direito, tendo o seu ângulo mais agudo a meio da extremidade lateral esquerda coincidindo com a linha do horizonte. Desse ponto parte um dos lados do triângulo até ao canto superior direito. Céu em tons de cinzento e branco contrasta com as diferentes tonalidades verdes das ervas rasteiras e arvoredo do terreno. A luminosidade incide predominantemente sobre a criança e a cabra.
Incorporação:
Compra - Adquirido por compra
Origem / Historial:
Em 1941, na Exposição dedicada ao Grupo do Leão, na SNBA, a obra foi exposta como pertencendo a Ernesto Santos Basto. Foi adquirido à Galeria Augusto Molder, em leilão, no dia 28 de Abril de 1950 pelo valor base de licitação, 20 000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica