MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu José Malhoa
N.º de Inventário:
Pin 48
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Retrato de Laura Sauvinet
Datação:
1888 d.C. - Época Contemporânea
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 70;
Descrição:
Figura feminina juvenil, a três quartos, com o corpo dirigido para a esquerda da composição e a cabeça em posição frontal. Está sentada numa cadeira forrada de tecido vermelho e dourado. Em pose senhoril, trajando um esplêndido vestido de seda azul claro, com motivos florais e aplicações a dourado, chama a atenção a confiança serena que ilumina o seu rosto, fixando o observador.
Incorporação:
Doação - Oferta da Retratada
Origem / Historial:
Laura Parkinson Sauvinet (Bandeira pelo casamento, em 1892), uma das discípulas preferidas de Malhoa, foi pintora, cantora e pianista amadora. Tem sido repetidamente afirmado que Laura Sauvinet teria neste retrato 12 anos. Esta referência terá surgido da própria retratada em conversa, quando da Exposição Nacional de José Malhoa em 1950, que António Montês publicará na conferência do seu encerramento, em 30 de Setembro, com o título “Malhoa Íntimo”. O registo de casamento dos seus pais, Júlio Henrique Sauvinet e Sarah Jane Parkinson, apresenta um dado que permite compreender a importância dos doze anos na vida de Laura Sauvinet e pode justificar a imprecisão da lembrança relativa à sua idade neste retrato. Nascida como “filha natural”, é legitimada pelo casamento dos seus pais, do qual participa, na Igreja Paroquial de São Vicente de Fora, em Lisboa, a 24 de Dezembro de 1884, marcando o início de um novo estatuto civil e social. Nascida a 5 de Agosto de 1873, como documenta o referido registo, Laura Sauvinet tem 15 anos quando José Malhoa conclui o seu retrato, em 1888. O próprio pintor afirmava ser esta a sua obra-prima (Carta Autobiográfica). Fonte: Arquivo José Júlio Barbosa de Morais Sarmento. COIMBRA: Registo de casamento de Júlio Henrique Sauvinet e Sarah Parkinson Sauvinet, n.º 18/1884, Paróquia dos Mártires, Lisboa. Consultado em 22.07.2021: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4815670 Código de referência: PT-ADLSB-PRQ-PLSB20-002-C5_m0805.TIF Discípula e grande admiradora do Mestre, quando da criação do Museu de José Malhoa, em 1934, ofereceu a melhor peça que possuia: o seu próprio retrato. Esta obra foi avaliada na altura, pelo critico de arte Dr. José de Figueiredo, em 30 000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica