MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 9 de agosto de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu José Malhoa
N.º de Inventário:
Pin 4
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Nascer da Lua - Últimos Raios de Sol
Datação:
XX d.C. - Época Contemporânea
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 25,5; largura: 33,2;
Descrição:
Trecho paisagístico. Pôr do sol sobre um campo montanhoso com afloramentos rochosos. Na metade inferior da composição, os efeitos são alcançados através de manchas de tons verdes, partindo dos verdes secos, mais próximos; na metade superior, uma mancha azul, estreita e irregular, faz a transição para os cabeços mais distantes, em tonalidades laranja. O céu é uma gradação cromática, que parte de um leve tom violácea e cresce para um amarelo pálido, manchado amiudamente com toques de cor laranja; à esquerda, uma mancha circular alaranjada representa o sol poente.
Incorporação:
Doação - Oferta do Autor
Origem / Historial:
Oferta do Autor, em 1928, para um "Salão de Arte" realizado em Caldas da Rainha e que tinha como fim uma recolha de fundos para a execução do Monumento à Rainha D. Leonor. Não tendo comprador foi posteriormente incorporado no Museu, em 1933, ano da sua fundação. O valor do trabalho, quando exposto, foi de 3 000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica