MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1252
Supercategoria:
Ciência e Técnica
Categoria:
Uso e Consumo Doméstico
Denominação:
Gira-Discos Teppaz - Modelo Oscar
Autor:
Teppaz
Local de Execução:
França
Centro de Fabrico:
Lyon
Datação:
1958 d.C. - 1964 d.C.
Matéria:
Baquelite (?) ou outros materiais sintéticos, metal
Dimensões (cm):
profundidade: 26,5; comprimento: 33;
Descrição:
Pequeno estojo rígido, a imitar pele com formato de mala, contendo um gira discos portátil, acoplado. No tampo do estojo encontra-se o altifalante. O estojo tem 2 fechos laterais, em metal, e 2 pegas extensíveis na parte frontal. O gira discos tem o prato rotativo em baquelite creme, braço do mesmo material e 2 botões do lado direito, em baixo. Um dos botões é para os sons graves e agudos, o outro é para o o braço mover-se para a frente ou parar.
Incorporação:
Doação - Doado pela Sra. D. Maria Leonor Barata
Origem / Historial:
Éum aparelho electrónico ou aparelho de som para tocar discos de vinil. Consiste de uma base que acomoda os demais elementos, que são um prato circular, que gira no sentido horário acionado por um motor elétrico, com um pino central onde se deposita ou encaixa o disco ; à direita existe um braço pivotante contendo, na extremidade, uma cápsula fonocaptora e agulha para se fazer a leitura dos micro-sulcos do vinil. Para se ouvir o disco, desde o início, a agulha é colocada na borda externa do disco. As velocidades de rotação do prato podem ser de 16, 33 e 1/3, 45 ou 78 RPM (Rotações por minuto), dependendo do modelo do toca-discos e do disco que será tocado. No auge do LP vários fabricantes colocaram no mercado muitos modelos, alguns bem simples, sem recursos e outros muito sofisticados, com variados recursos para audição de alta fidelidade, tais como ajuste fino da velocidade por meio de marcação estroboscópica, braços precisos, leves, com vários ajustes e equipados com cápsulas de excelente qualidade. Um item muito importante é a cápsula fonocaptora e a agulha. Os gira-discos mais simples possuem cápsulas de pouco desempenho, enquanto que os gira-discos de alta fidelidade possuem cápsulas com excelente desempenho e com resposta de freqüência superior, fazendo uso de agulhas elípticas que melhor se ajustam aos sulcos do vinil, permitindo uma leitura mais precisa e resultando em reprodução sonora superior.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica