MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 16 de janeiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MM Esp TA 3164
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Retrato de Tomás Alcaide , "Werther", na ópera Werther
Autor:
Nogueira, Silva
Local de Execução:
Lisboa
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1936 d.C.
Matéria:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 23,7; largura: 17,3;
Descrição:
Retratos de Tomás Alcaide , "Werther", na ópera Werther : Lisboa: Silva Nogueira, [1936] série de duas fotografias pb; 2x (23,7 x 17,3 cm); A primeira récita da ópera de Jules Massenet foi a 27 de Janeiro de 1933, no Grand Théâtre de Bordéus, com Germaine Pape, Lucienne Denat e Pierre Deldi sob a direcção do maestro Georges Razigade Embora fosse costume os intérpretes de Werther usarem cabeleiras louras, Tomás Alcaide decidiu mandar fazer uma cabeleira castanha para si, contrariando o próprio encenador do espectáculo. Este insistia no carácter germânico da personagem e do autor e no costume estabelecido desde sempre entre todos os intérpretes do papel. Alcaide tinha lido, no prefácio de Sainte-Beauve de uma edição francesa da obra, que a mãe de Goethe teria afirmado algures que o filho quando jovem tinha os cabelos castanhos. Acabou então por convencer o encenador, o qual passou também a aconselhar os outros intérpretes do Werther a usarem cabeleiras castanhas. Goethe retratou-se no Werther através da história de uma paixão infeliz da sua mocidade, alterando-lhe o final da história que seria ao gosto romântico da época para um final trágico. Em Bordéus TA conhece o General Conde Albert de Chambrun e sua mulher a condessa Clara Longworth de Chambrun, de origem americana, notável escritora e especialista em estudos de Shakespeare. Estes eram melómanos e não perdiam espectáculos de ópera. Foram grandes amigos de TA e apresentaram-no a artistas importantes do mundo da música e não só. Em casa dos condes de Paris, TA conheceu Pierre Fresnay e a princesa Murat.
Incorporação:
Doação - Doação asra Rose Alcaide
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica