MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 1 de outubro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MM Esp TA 3164
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Retrato de Tomás Alcaide , "Werther", na ópera Werther
Autor:
Nogueira, Silva
Local de Execução:
Lisboa
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1936 d.C.
Matéria:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 23,7; largura: 17,3;
Descrição:
Retratos de Tomás Alcaide , "Werther", na ópera Werther : Lisboa: Silva Nogueira, [1936] série de duas fotografias pb; 2x (23,7 x 17,3 cm); A primeira récita da ópera de Jules Massenet foi a 27 de Janeiro de 1933, no Grand Théâtre de Bordéus, com Germaine Pape, Lucienne Denat e Pierre Deldi sob a direcção do maestro Georges Razigade Embora fosse costume os intérpretes de Werther usarem cabeleiras louras, Tomás Alcaide decidiu mandar fazer uma cabeleira castanha para si, contrariando o próprio encenador do espectáculo. Este insistia no carácter germânico da personagem e do autor e no costume estabelecido desde sempre entre todos os intérpretes do papel. Alcaide tinha lido, no prefácio de Sainte-Beauve de uma edição francesa da obra, que a mãe de Goethe teria afirmado algures que o filho quando jovem tinha os cabelos castanhos. Acabou então por convencer o encenador, o qual passou também a aconselhar os outros intérpretes do Werther a usarem cabeleiras castanhas. Goethe retratou-se no Werther através da história de uma paixão infeliz da sua mocidade, alterando-lhe o final da história que seria ao gosto romântico da época para um final trágico. Em Bordéus TA conhece o General Conde Albert de Chambrun e sua mulher a condessa Clara Longworth de Chambrun, de origem americana, notável escritora e especialista em estudos de Shakespeare. Estes eram melómanos e não perdiam espectáculos de ópera. Foram grandes amigos de TA e apresentaram-no a artistas importantes do mundo da música e não só. Em casa dos condes de Paris, TA conheceu Pierre Fresnay e a princesa Murat.
Incorporação:
Doação - Doação asra Rose Alcaide
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica