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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1058 E
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Ocarinas (Colecção de seis Ocarinas)
Autor:
FIEHN, H.
Local de Execução:
Viena
Centro de Fabrico:
Áustria
Datação:
1860 d.C. - 1860
Matéria:
Barro , couro e metal
Dimensões (cm):
altura: .; comprimento: .;
Descrição:
Seis peças feitas do mesmo material, barro acinzentado, pintado de preto, com decorações a tinta amarela/dourada, com estojo de madeira. A-Esta ocarina, que é a maior, tem uma armação ( correia de couro) para maior segurança ; O21, com9 orificios de vários tamanhos e formatos, com resguardo de correias de couro. B-mesma autoria, data e localidade,G17, com10 orifícios C-" " " " , G13, com 11 orif., parte superior do cilindro de pistão, visível na rectaguarda D-" " " ", G13, com 10 orif. bisel lacado, parte superior do cilindro do pistão metálico encastoado na parte de trás E-" " " " G6, com 12 orifícios com pistão de metal branco F-" " " G1 com 12 orifícios G-pistão cilíndrico H-estojo de madeira para as peças I-fotografia onde estão representadas as ocarinas e o estojo.
Incorporação:
Doação - Doação de Artur Resina Mota da Costa
Origem / Historial:
Ocarina é uma família muito antiga de instrumentos, acredita-se ser de uns 12 000 anos atrás. Os instrumentos do tipo ocarina foram de importância particular nas culturas chinesa e centro-americana (onde são freqüentemente feitos na forma de animais, geralmente pássaros). O uso comum da ocarina nos países ocidentais data do século XIX, quando a sua forma moderna foi inventada pelo italiano Giuseppe Donati. O nome é derivado do italiano (ocarina "pequeno ganso"). Uma forma anterior era conhecida na Europa, feita de chifre de animal, e conhecida como gemshorn. Foram produzidas ocarinas de porcelana belamente pintadas, como as ocarinas de Meissen. A fábrica de Meissen na Alemanha não construiu ocarinas, mas autorizou os fabricantes de ocarina a usar o padrão Meissen de azul e branco no design exterior. A ocarina é uma flauta de formato globular. Isso a torna diferente dos instrumentos de tubo perfurados, como a flauta transversa e a flauta doce, onde as notas dependem do comprimento da distância percorrida pela coluna de ar. Por isso ela tem características acústicas diferentes. Tecnicamente, o seu corpo age como um ressonador de Helmholtz. Outras flautas com esse formato são o xun chinês e as flautas esféricas africanas. Estes exemplos diferem de ocarinas no formato do bocal. Semelhantes às ocarinas são os instrumentos de tubo fechado como as flautas de pan. Desempenho A ocarina, como outras flautas de corpo oco, tem a qualidade incomum de não depender do comprimento de seu tubo para produzir uma nota em particular. Ao invés disso as notas dependem da área de abertura total dos orifícios em relação ao volume total do instrumento. Isto significa que, diferente da flauta transversa ou da flauta doce, a posição dos orifícios não é muito relevante — o tamanho destes é o fator mais importante. A caixa de ressonância da ocarina cria uma onda sonora senoidal sendo, assim, incapaz de criar sobreposições harmônicas. Isto significa que a técnica de soprar mais forte para oitavar notas não é possível com a ocarina, assim a sua extensão disponível é limitada. As notas diferentes são produzidas dedilhando-se seus orifícios, abrindo e fechando mais ou menos a área total dos mesmos. As notas também podem ser variadas (de maneira limitada) soprando-se mais ou menos forte o instrumento.
 
     
     
   
     
     
     
 
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