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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1058 F
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Ocarina (Colecção de seis Ocarinas )
Autor:
FIEHN, H.
Local de Execução:
Viena
Centro de Fabrico:
Áustria
Datação:
1860 d.C. - 1860
Matéria:
Barro, couro e metal
Dimensões (cm):
altura: .; largura: .;
Descrição:
Seis peças feitas do mesmo material, barro acinzentado, pintado de preto, com decorações a tinta amarela/dourada, com estojo de madeira. A-Esta ocarina, que é a maior, tem uma armação ( correia de couro) para maior segurança ; O21, com9 orificios de vários tamanhos e formatos, com resguardo de correias de couro. B-mesma autoria, data e localidade,G17, com10 orifícios C-" " " " , G13, com 11 orif., parte superior do cilindro de pistão, visível na rectaguarda D-" " " ", G13, com 10 orif. bisel lacado, parte superior do cilindro do pistão metálico encastoado na parte de trás E-" " " " G6, com 12 orifícios com pistão de metal branco F-" " " G1 com 12 orifícios G-pistão cilíndrico H-estojo de madeira para as peças I-fotografia onde estão representadas as ocarinas e o estojo.
Incorporação:
Doação - Doação de Artur Resina Mota da Costa
Origem / Historial:
A ocarina é uma flauta globular, com uma forma oval alongada. Funciona acusticamente como um ressonador simples, o que faz com que a frequência do som emitido dependa do volume interno da ocarina, do diâmetro e número de buracos abertos, independentemente da sua posição. O ar é projectado através de um tubo lateral achatado onde se encontra o bisel que põe a vibrar a massa de ar no interior da ocarina. O modelo ocidental terá sido inventado pelo italiano Giuseppe Donati cerca de 1860. Possui geralmente dez orifícios de diferentes diâmetros, oito em cima e dois em baixo, produzindo uma escala cromática com uma extensão de oitava e meia. O êmbolo de afinação que se pode observar em alguns destes instrumentos de fabricação mais esmerada, serve para corrigir a afinação fazendo variar o volume interno da ocarina. A aplicação deste êmbolo é atribuída a A. Kaen de Viena.
 
     
     
   
     
     
     
 
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