MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1053
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Beethoven entre as Musas
Título:
Apoteose a Beethoven
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1903 d.C. - Naturalismo
Matéria:
tela, óleo, madeira
Suporte:
tela
Técnica:
óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 366; largura: 235;
Descrição:
Óleo sobre tela de José Malhoa datada de 1903, encomendada ao próprio por Michel'angelo Lambertini. Em primeiro plano, ao centro, o compositor e pianista Ludwig v. Beethoven rodeado de musas. Está sentado junto ao seu piano, com um ar sofrido e gesto pensativo.
Incorporação:
Doação
Origem / Historial:
Óleo sobre tela de José Malhoa datada de 1903, encomendada ao próprio José Malhoa por Michel'angelo Lambertini, por indicação de José Relvas. A tela «Apoteose a Beethoven» foi realizada juntamente com «A música com as suas harmonias atrai a brisa e os murmúrios da noite que escutam enlevadas a 7ª Sinfonia de Beethoven» para decorar o salão de música da casa de Lambertini (a configuração da sala, actualmente destruída e compartimentada, pode ser vista num livro de entrevistas de Alfredo Pinto Sacavém «Horas d'Arte», Lisboa, 1013). A sala de música de Lambertini era dedicada a Beethoven e estas telas foram atempadamente retiradas quando o palacete veio a ser utilizado pelo Estado e confiado ao Conservatório Nacional. De salientar que o pintor tem outras telas com iconografia musical, nomeadamente,«Lição de Violino» (Rio de Janeiro, 1895); «José Relvas» (1898); «A Procissão» (1903), admitida no Salon; «O Fado» (Museu do Fado, 1910). O palacete de Lambertini situa-se na Av. da Liberdade nº166 (antigo 156) e é da autoria do arquitecto Nicola Bigaglia e candidatado a um prémio Valmor. Foi depois incorporado no Museu Instrumental do Conservatório.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica