MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1069
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de João Guilherme Daddi
Título:
João Guilherme Daddi
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Lisboa
Datação:
XIX d.C. - 183 ?
Matéria:
Moldura de madeira, dourada, óleo sobre tela.
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela encolta numa moldura de madeira dourada.
Dimensões (cm):
altura: 62,4; largura: 47,7;
Descrição:
Retrato fronteiro de meio corpo do compositor, chefe de orquestra e pianista portuense João Guilherme Daddi (1813–1887). A óleo sobre tela, de autor desconhecido, o compositor é representado em traje de cerimónia - fato preto e camisa branca - e com insígnias da Ordem de Cristo.
Incorporação:
Legado - Oferecido, pela Marquesa de Pombal, ao Conservatório Nacional no 1944. Transitou, depois, para o Museu da Música na data indicada.
Origem / Historial:
João Guilherme Daddi. - Nascido no Porto, revelou desde cedo novos dotes para a música e estudou com Caetano Marinelli, na sua cidade natal. Estreou-se em 1824 no Teatro de S. Carlos, numa ópera de Fioravanti intitulada "Camilla" no dia 26 de Janeiro de 1824. No ano seguinte, apresentou-se como compositor e chefe de orquestra com uma cantata para duas vozes e coro, por ocasião do aniversário de D. João VI. Também ganhou reputação como organista. Escreveu um "Te Deum" pelo desembarque em Lisboa de D. Maria II, vinda de Inglaterra. As suas composições têm no início um carácter aélico. Em 1839, viajou por Espanha, França e Inglaterra. Em 1841, foi nomeado pelo Conde de Farrobo director artístico do Teatro da R. dos Condes, onde obteve sucesso. ( inserir imagem do compositor). Em 1845, tocou com Liszt no Teatro de S. Carlos, onde se apresentou a sua ópera "O Salteador". Foi director da orquestra das Academias Melepomenenses e Academia Filarmónica. Em 1851, compôs uma ópera cómica " L' Organiste", no Teatro das Laranjeiras. No ano de 1863, promoveu um concerto de música de câmara no Teatro D. Maria II e fundou uma sociedade de concertos clássicos, de Março a Maio de 1874. Faleceu no ano de 1887.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica